terça-feira, 24 de setembro de 2013

Inteligências Emocionais

Dias desses estava conversando com marido sobre o futuro das crianças. Ele como um pai incrível e preocupado com o futuro cada vez mais competitivo e afunilado, onde o melhor não basta ser o melhor, ele precisa ser único no que faz, disse que daria todas as alternativas e chances para fazer dos nossos meninos grandes profissionais, com línguas fluentes, com viagens, com diversos caminhos para serem trilhados, opções de vida.
Mas antes de tudo isso, antes de línguas, antes de conhecer o mundo, antes de ser o melhor na escola, antes de fazer aulas extras ainda na fase infantil, existem coisinhas quase que adormecidas nos dias de hoje: a segurança e o respeito. Uma criança segura, feliz, será um adulto determinado, com grandes convicções, com certezas incertas, aquelas que são capazes de mudança para melhor. O respeito pelo outro, pela vida, pelas pessoas, pelas chances.
Se essas coisinhas básicas não estiverem em harmonia, não adiantarão as aulas de inglês, de espanhol, matemática... Não adiantarão viagens pelo mundo...terão sido apenas tentativas frustradas de um futuro que não pudemos ter e que nem eles terão.
Criança segura é adulto seguro e realizado.
Diplomas são papéis... acreditem, o maior tesouro na vida de uma pessoa é o seu caráter. E isso só se pode fazer e construir enquanto crianças, depois...o mundo ensinará.
Cuidemos de nossos tesourinhos, façamos de tudo para responder suas perguntas tão básicas e simples, mas que terão um grande impacto na vida deles futuramente, serão pessoas com opiniões, pessoas que sabem lidar com questionamentos e dificilmente serão controladas pelo mundo.
Criança é ser criança, é brincar, se sujar, descobrir, errar muito e aprender com nossas explicações; ah como essas são poderosas e inovadoras!!!
A infância é algo precioso, raro; um diamante a ser lapidado. Afinal, inteligência emocional é a base da inteligência intelectual. ;)



3 comentários:

Julianna Barroso disse...

Adorei xuxu! Disse tudo! Todo o cuidado e instrução é pouco. Antes dos estudos vem o carater. Você falou e disse!

Helga - Mamãe da Manu disse...

Muito bacana....Bjinho

A mãe do Matheus" disse...

Verdade Jú!
Adorei
Beijos em vocês três