quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Ô Fase Complicada e Perfeitinha!

Passaram-se as dificuldades dos 2 anos e vieram as dos 3 anos... Ou seja, nunca estaremos num mar de rosas! rs

Percebo em Clara uma ansiedade, uma inquietação, uma busca por coisas novas, comportamentos difíceis, respostas malcriadas, teste de limites... Tudo isso sem ela saber lidar com nenhuma dessas coisas, e fica a tarefa para nós...!
A fase do infinito "porquê?", as repetições, as imitações e a felicidade da descoberta e da criatividade!  Vejo uma alegria imensa quando ela aprende novas coisas e tenta modificá-las, faz isso com musiquinhas, com desenhos, brinquedos e histórias. Minha pequena tá crescendo...!

Ela descobriu que se virar a bicicleta de cabeça pra baixo, ela terá uma direção de carro e pode me imitar indo pro supermercado! Isso é fantástico!!! Lembro muito qeu eu fazia isso, mas não me lembro de ser tão cedo, essa curiosidade e criatividade dela me deixam orgulhosa.

As percepções de sentimentos nos outros, a preocupação com os outros, os medos aflorados, a independência dependente - ela gosta muito de brincar solta, correndo com outras crianças, mas sempre dá meia volta nos olhos e me procura e então volta a brincar feliz.

É uma fase que me deixa sem fôlego, me suga por inteira. As milhões de respostas por dia, as milhões explicações, as milhões de ideias e histórias, a exigência da minha presença ao contar e ouvir histórias e ajuda nas pinturas, meus olhos e ouvidos mais do que atentos porque nessa idade a curiosidade vai longe e tudo mostra perigo ao cubo.
Ela é muito ativa, muito esperta e me cobra todos os dias a escolinha. E já fala: "mãe, depois você me leva e depois você volta e depois me pega tá bom?" E isso é ótimo, sei que não vai ser tão 'difícil a primeira semana na escola.


Como lidar com as mudanças de humor de uma criaturinha de quase um metro????? Mudar da alegria pra raiva é rapidinho, assim como mudar da raiva pra alegria é rápido também, não é de ficar emburrada nem rancorosa. E é nessa constante mudança que fico louca. Ela responde, fica mil vezes de castigo, pede il desculpas, mas parece nada ser suficiente. E eu canso!!!!
A defesa que ela encontrou é de gritar quando se sente ameaçada, coisa que detesto, mas quando penso que ela poderia bater ou morder, ou cuspir sei lá, veoj que é o menor dos males. Explico que não pode gritar, que as pessoas ficam tristes e blá blá blá, mas ela encontrou essa forma de lidar com as ameaças de fora e se sente segura. Ela grita e vem pra mim explicar oque houve e começa o ensinamento do dia.
Eita fase louca...espero que passe logo! Mas aí vem logo outra..kkk

Ser mãe é viver num liquidificador cheio de emoções ao mesmo tempo!! kkkk

E vocês??? Como estão lidando com essa fase de humor e rebeldia?

12 comentários:

Marcela lusia disse...

vc disse tudo "FASE LOUCA", ..
MAIS vai passar logo e vai chegar mais outras loucuras....
seer mãe é padecer no paraiso!!
beijokas

Danny disse...

É flor essas fases vem e vão o tempo todo né, quando achamos que está passando ela volta, não é fácil mas com amor, carinho e paciência a gente vai domando essas ferinhas, rs.
São terríveis mas nos enchem de orgulho!
Bjs!

Mamãe do Matheus disse...

Hummm...justamente nisso que eu estava pensando hoje Jú.
Estava com receio de fazer um post falando sobre a "Adolescência antecipada"do Matheus...menina...essa fase deles que nunca acaba deixam a gente acabadinha né?!kkkkkkk....
É bem isso mesmo que vc disse...é viver no liquidificador cheioooo de emoções.
Aqui rola castigo,conversa,e de vez em quando até uns gritos.
Mas eu vejo que o que mais dói no pequeno é tirar as coisas que ele gosta.Infelizmente tem que ser feito.
Pois as crianças hoje estão cada vez mais antecipadas em tudo,né?!
No nosso tempo acho que a coisa era mais leve.
As vezes me quebro pensando em como lidar com isso e daí apelei para o livro da Supernanny.
Estou usando o método da tebelinha....depois não!Hoje!Porque falo e vou deixando as coisas para depois e acabo não fazendo.Vou botar lá tabelinha...se tu quiser tentar esse método com a Clarinha é bem bom.
O Matheus fica ansioso para saber se no final do dia ele vai ganhar um bolinha ou um X...hahahahha...
Daí tem que se comportar!
Boa sorte pra vc aí nessa nova fase amiga.
Beijãooo!
P.S:Já estava com saudades de vcs!

Juliana disse...

Ai Ju! Bebel está passando por tudo isso. E pior, é super respondona. Se eu ponho de castigo, fica me respondendo e dizendo que quem manda é ela. Mas fica de castigo e sai mansinha, mansinha!!! Me pede desculpas. Mas fica com a consciência pesada. E está com medo de estar na lita negra do Papai Noel...kkkkkkkkk Todo dia me pergunta sobre isso. E eu digo que ela seja obediente e se comporte pra sair dessa lista!kkkkkkkkkk...
Bjos!
Juliana Almeida
www.blogdabebel.com.br

Micheli Ribas disse...

Ih, Ju!
Por aqui não é muito diferente. Aliás, é muito parecido!
Só nos resta ter paciência, responder, responder, explicar, ensinar. rs.
Beijo grande!

Adriana disse...

Complicado né? por aqui está igual! Giulia as vezes é danada, respondona e manhosa, mas é assim na maioria das vezes com o pai. Esses dias ele falou alguma coisa e ela gritou com o dedo na cara dele "tu não manda em mim, quem manda em mim é a minha mãe" Confesso que a cena foi engraçada, marido ficou perplexo e lá foi a mãe explicar que lá em casa a única que NÃO manda é ela!!

Comigo ela é mais pianinho, mas me cobra muuuuuito! como vc disse, é a fase dos "porquês" e do "ô manhêeeee" ela quer que eu passe o tempo brincando, mas trabalho o dia todo chego em casa tá tudo por fazer, fico dividida, as vezes ela ganha, as vezes me cedo a bagunça da casa....e por aí vai.

Mesmo assim, olhando o comportamento das outras crianças da idade dela acho a Giulia muito comportada e obediente, curto muito essa fase, por mais difícil que as vezes ela se torne.

bjs

Aline e Júlia disse...

como vc mesmo disse: liquidificador de emoções!os tres anos ah...lembro bem.. sabe que as coisas começam a melhora mesmo aos 04 anos ai td fica mais claro! mas dos 02 aos tres é pura adrenalina hauhauhauah a gente nunca sabe o que vem, a birra, o drama, a rate do dia? mas td é fase e logo ele entendera que gritar não esta fazemndo tanto efeito e melhora..
um big bj e bom final de semana

Stephan, Bruna, Alicia, Simon disse...

kkkkk so tenho como rir dessa pequenas. Aqui em casa as coisa ñ são diferente como com vc ai. Alicia, ja com 3 anos falando as duas linguas, super criativa, mas teimosa que so ela. Escandalosa tmb, desde que Simon nasceu ela aprendeu a dividir as coisas delas com o irmão, Ela e super protetora e tmb bringao muito. Tenho que fica no meio da FAIXA DE GAZA rs, Simon ciumento que so ele. Alicia ñ e de muito chamego, mas e muito atenciosa. Vamos la os problemas, com 2 anos e meio ela para me chama atençâo decorou as paredes do quartinhod ela com o o prorpio COCO isso mesmo. E era todos os dias, COCO nas paredes. Cada dia era uma tortura limpar toda aquela nojeira. Depois comida no teto, aviaozinho ufa. Sem fala no xixi pelas pernas abaixo. Isso quando ela ñ fazia xixi atras do sofa. Ai meu Deus, eu quase pirei.Com 3 anos as coisas ñ mudaram muito e so ela se contrariada que ela ja dar seu jeitinho de aprontar. Como fazer COCO na calcinha e esconder, fazer vomito pra ñ comer, ataca o armario de doces escondidinha. Tanto que ja ñ compro mais. Então coloco de castigo, as vezes berro, claro ninguem e de ferro rsrs. E muito dificil essa face, mas sempre acredito que tudo isso vai passar. Com o Simon e tudo diferente, ele tmb dar muito trabalho mas e diferente, ele e carinhoso, calmo, brincalhâo, dormir maravilhosa bem, ñ tem manias como Alicia. Posso te dizer que o 2° e bem mais tranquilo. Bjs

Mari Hart disse...

Como vc disse, é FASE! E fase passa! Grazadeus! Aguarde!

Bjos lindona!

Chris Ferreira disse...

Muito lgal as descobertas da filhota, né? Adorei essa da bicicleta.
Mas fases são assim mesmo, passam mas sempre vem outra.
Eu estou lidando com a fase da variaçãode humor na adolescência. Deixa todas as outras no chinelo. kkk
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Giovanna Cresceu!!! disse...

Ei, Ju, jura que vc não tá falando da Gi? rs
Pois é, menina. Como eu disse hj pra uma amiga "tem dias que só Jesus salva" kkkk
Gi muda de humor constantemente. Se eu pisar sem querer num papel que ela esteja desenhando, já faz cara de má e diz que eu sou malvada. Agora tá com mania de fechar os punhos, fazer GRRR (como se estivesse rugindo) e completa dizendo "EU TÔ FICANDO NERVOSA" ou "AGORA TÔ NERVOSA". Vê se pode uma coisa dessa?
Apelei pra um quadro de premiação tipo Super Nanny. Ainda vou fazer um post sobre isso. No quadro mostra como ela se comportou durante o dia. Se faz besteira, confisco um brinquedo. Se vai bem, tem direito a escolher algo legal pra fazermos no findi.
Bjs.

Ságna disse...

ju, vc escreve tão bem, envolve agente com suas palavras.
Parabéns!