terça-feira, 4 de outubro de 2011

Nossa Ética

Ética é um conjunto de valores morais que equilibram e norteiam uma sociedade.
É bonito quando se fala em ética, em regras, em condutas, mas é um absurdo que estejam sendo rispidamente deturpadas e esquecidas pelas pessoas.

Na nossa sociedade existem regras, existe uma conduta moral a qual devemos seguir para viver harmoniosamente entre as pessoas, porém, não são cumpridas.

Basta compartilhar alguns minutos da nossa vida com outras pessoas e percebemos isso. Lixo nas ruas, nas calçadas, as vezes até vem dos vizinhos. Eu fico inconformada e constrangida quando vejo alguém jogar um papel ou um copo sujo na rua... O cocozinho do cachorrinho que passeia com o dono, também fica largado lá pra alguém pisar...É tanta falta de equilibrio no mundo! E tem gente não pode falar de político porque além de votar nos bandidos engravatados, agem como eles. Falta  de respeito, falta de limites, nítida impressão de que pessoas podem ser melhores que outras, familiares se matando, se maltratando, desrespeito com animais... Não existe mais respeito, tavez no nosso país essa palavra realmente nunca tenha tido verdadeiro efeito, pois nossa história não é nem um pouco limpa e clara; pelo contrário, Desde o início covardes orgulhosos e arrogantes estiveram no poder, aglomerando riquezas para poucos e distribuindo pobreza pros muitos.
Preconceito é outra falta de ética e nós vivemos rodeados dele, seja com negros, com pobres, com homossexuais.


Além da ética que deveria nos reger e nos nortear, existem éticas específicas de locais e grupos e esse é o tema dessa semana na blogagem coletiva. ÉTICA NA BLOGOSFERA.

Será que por eu não gostar de um post de determinado blog eu tenho o direito de invadir o limite do outro e desrespeitá-lo??? Será que por opiniões contrárias ou simplesmente pelo prazer que alguém tem de criticar, debochar ou até mesmo sacanear com o talento que outros tem de se expressar e fazer posts interessante, essa pessoa pode se achar no direito de falar mal?
Minha gente, educação e respeito são o básico, o alicerce de um bom relacionamento, seja pessoal seja virtual e porque não existir isso aqui na blogosfera???
Faz 4 anos que sou blogueira, e faz 4 anos que vejo cada comentário maldoso nos blogs amigos, que fico indignada! Anônimos comentando até mesmo se uma palavra está errada, se uma concordância está errada! E daí??????????????????? Só acessa um blog quem quer, quem tem interesse... E só comenta anonimamente quem quer ferir alguém covardemente. Se o problema é pessoal, abre o jogo ,liga, manda um email honesto e de caráter.
Quer criticar? Ok, mas antes lembre-se que o espaço no qual está invadindo não é seu e que as vezes o dono dele está apenas desabafando suas ideias.

Vamos disseminar o respeito e o bom exemplo de ser blogueiro, de fazer um espaço aconchegante e informativo, tá tudo tão sem nexo hoje em dia, tudo sem valor moral, porque não aproveitar esse espaço bacana, que rompe fronteiras para espalhar oque é ser realmente um exemplo humano?


Vamos continuar mais do que nunca a fazer nossos posts e quem não gosta não é obrigado a seguir ou a comentar, nem mesmo ler, apenas procure outra coisa melhor e mais últil pra fazer do que gastar seu precioso tempo detonando posts alheios. Que exemplo estás dando pro seus filhos? Que moral tens pra criticá-los quando erram?  Respeito e educação vem de berço.
Respeito é tudo!
Ética na blogosfera já!

6 comentários:

Mãe Mochileira,Filho Malinha disse...

É isso ai,Ju!! Etica e educação parece ser uma coisa tão simples ne? e as pessoas esquecem disso...pessoas assim eu suponho que devem agir da mesma forma na "vida real": sem educação,excrupulos e sem respeito pelo proximo...
É como vc mesma falou,sao coisas simples do nosso dia a dia: é o coco do cachorro ou o papel que vc deixa na rua,é estacionar na vaga do deficiente..Um dia espero que isso teha fim..e mesmo que aos olhos dos outros nosso trabalho e a educaçao que a gente da aos nosso filhos pareçam trabalho "de formiguinha",juntos viramos muitos e um dia a gente chega lá!!! ;-)
Beijos e otima semana!Otimo post!!!

Babi disse...

Adorei sua postagem Ju, bjsss

Danny disse...

Oi Ju, concordo plenamente, o pior que dá até medo de ficar contando da vida e colocando fotos da família né, tem tanta gente maldosa nesse mundo, afff, mas fazer o que né, a gente acaba abusando da sorte e continua blogando.
Espero que esse povo sem ética e sem educação se toquem e deixem a blogsfera em paz!

Bjs!

Gisele disse...

Oi, Ju..

Lembra de mim ainda?

POxa..quando entro no blog e vejo esse post cheguei a ficar triste...

Nao liga para essas pessoas nao...sao imaturas, querem mesmo é desequilibrar voce...

Um beijinho.

Gi
www.diariodeumavida-gisele.blogspot.com

Juliana disse...

Falou e disse, Ju! Quem não gosta de um blog, não gosta da blogueira que o escreve, não leia ora essa. Se não concorda com algo de um blog que segue, pode discordar. Acho que toda blogueira aceita críticas e opiniões contrárias. Mas, desde que sejam feitas com educação, respeito e assinadas. Nada anônimo. Se esconder atrás do anonimato pra que?
Bjos!
Juliana Almeida
www.blogdabebel.com.br

Juliana Melos disse...

Gostei do post amiga

e olha educação e ética é o que falta para muitos blogueiros que tem por ai.

Bjs miga