terça-feira, 10 de maio de 2011

A Rotina do Sono

A pedidos da amiga Sula, mamãe da Sara, vou falar sobre a rotina da Clara de noite.

É uma saga. Quem me acompanha há tempos, sabe da história toda do sono. Livros, revistas, choros, com luz, sem luz, com música, sem música, colo, sem colo, etc e tal.  Quando consegui fazer com que  Clara entendesse que precisava adormecer sozinha, foi uma festa e até fiz um atalho no blog do lado direito. Até então, ela só adormecia se eu estivesse deitada com ela em sua cama. Aprendeu a dormir só.

Vez por outra ela acordava chorando mas eram pesadelos e aí eu ia lá e acalmava. Mas, de umas semanas pra cá ela aprendeu que dormir com a gente é maravilhoso.rsrs Ela adormece na sua cama, mas de madrugada corre pra nossa e eu, que prometi nunca mais me estressar por causa do sono, me permiti dormir com ela espremida no meio da cama. Marido falava "Ju, deixa um pouco, depois você leva de volta." Certo... Entendia que ela adorava dormir com a gente e é muito aconchegante, eu sou apaixonada pelo jeito que ela gosta de dormir: segurando e cheirando meu cabelo. É como se meu cheiro a fizesse acalmar e dormir bem. Só que a moçinha se mexe muito!!!!!!!!!!!!!! E eu não consigo dormir assim..rsrs Resultado  das madrugadas: ninguém dormia direito.

E voltei aos poucos a ensiná-la novamente a dormir sozinha a noite inteira. Ela chorou na primeira noite ( antes de ontem), mas foi pouco e foi muito mais tranquilo, pois eu estava mais descansada, não estava estressada e pude conversar e ter paciência para esperar o tempo dela. Resultado maravilhoso. Ela adormeceu sozinha e a noite inteira na sua cama. Hoje de novo. E as conversas terão que existir toda noite junto com a rotina: janta, banho, pijaminha, deitar na caminha e ouvir a mamãe cantar ou contar histórias e dormir só.
Até que ela aprenda a ir sozinha pra cama sem eu precisar mandar. Mas isso eu não espero nem tão cedo..rsrs



E voltamos todos a dormir bem! E o melhor: sem estresse! =D

12 comentários:

Valquíria disse...

Que fofo a Clara dormindo sentindo seu cheiro e pegando nos seus cabelos, é muiiito amor!!!
beijocas,
Val e Gui

Mamãe do Matheus disse...

Ihhh...Jú então fizemos parte do mesmo clube...kkkkk
O Matheus aqui as madrugadas pelo mania de levantar e vir para a nossa cama.Ele quer sempre dormir no meio.Resultado:
-Ninguém dorme direito,ele se agita se movimenta bastante na cama,e durante o dia a mamãe fica com dor na coluna.Mas se é para o bem da nação,fazer o que né?!
Vida de mãe é assim mesmo.Tipo agora que ele tá dodóizinho deixamos essa noite ele dormir com a gente.Ainda bem que ele se esqueceu de trazer o amiguinho de dormir,porque se não a cama ia ficar mais apertada ainda.hihihihi...
Lindo o jeitinho que a Clara tem de dormir segurando o cabelinho da mamãe e sentindo seu cheirinho.Coisa fofa!
Um beijo nas duas Belas Adormecidas.
Danny e Matheus

Micheli disse...

Adorei a Clara dormindo no meio dos brinquedos!
Não adianta estressar, né, Ju? Elas passam por fases.
A minha sempre foi de dormir bem e na cama dela, a não ser que estivesse doente. Nos últimos dias deu de fazer bem o que você falou: levanta no meio da noite e aparece lá no meu quarto, pedindo a mamãe (às vezes quer fazer xixi, pois não usa mais fralda noturna). Vez ou outra levo para a cama dela de novo depois do banheiro e ela segue dormindo, outras vou para a cama dela até ela adormecer e outras ela quer porque quer ficar na minha cama, pertinho de mim... Não é o ideal, eu também não durmo assim, mas tem noites que eu cedo, porque também sou filha de Deus e também canso, né? Outras noites ela dorme inteira sem acordar, como sempre foi, então acho que são fases mesmo.
O negócio é não se estressar, com o tempo elas crescem e não vão mais querer saber tanto da gente... chuiff! rs.
Beijos.

Adriana disse...

Adorei ela enroscada nos teus cabelos. Coisa mais linda!
Aqui Giulia continua dormindo sozinha a noite toda, no quartinho dela, eu fico até ela adormecer, isso leva uns 5 minutos, rs* e aí ela vai até o outro dia de manhã. Nesses últimos dias que a virose pegou ela legal, ela tem acordado no meio da madrugada, pede pra eu ficar com ela, eu deito na caminha auxiliar e nós duas dormimos felizes, sem estresse!

bj

Miguel...Presente de Deus disse...

Amiga que foto linda essa da Clarinha com você, tanto amor.O Miguel só dorme me cheirando também, ele chupa o dedo e me cheira ao mesmo tempo. Eu adoro.rs

Bjokas em vcs

Carla e Miguel

Janna disse...

Ju, o Lucas já dormiu a noite toda no seu berço (que é no nosso quarto), mas de uns bons tempos pra cá só dorme com a gente...
Já tentei colocá-lo novamente no berço, mas a rotina tem sido pesada pra ele (e pra mim) que preferi deixá-lo na cama por enquanto, pois sei que se eu for começar o processo de berço novamente será frustrado (estou mto cansada e e estressada)...
Acho que na hora certa ele irá entender que o berço é sua caminha e cama grande é do papai e da mamãe...
Tb não me importo (confesso, só um pouco) com ele na nossa cama... elçe dorme no cantinho, eu no meio e papai na outra ponta... a unica coisa ruim é que ele acorda no meio da madrugada e sobe encima de mim e fica por um bom tempo puxando minha orelha... mas no fim acho bom tê-lo ao meu lado (tanto que durmo abraçada a ele)...
Bjus!!!

P.S.: fotos lindas da Clara dormindo com os brinquedos e com você...

Carla Mãe da Maria Clara disse...

Oiieee!!!
Eu escrevi sobre a mesma coisa que vc da minha Maria Clara. Depois dê uma olhadinha lá.
Gostei das fotos dela dormindo..rss No fundo no fundo a gente ama qdo elas dormem entre a gente, né?
Beijinhos e se houver mudança aí nos avise :-)
Bjss!

Sammy disse...

Que linda, a mariane dorme a noite toda na cama dela, as vezes eu coloco ela para dormir comigo, ja que meu marido esta trabalhando em outra cidade, a minha luta agora é tirar a fralda para dormir, a clara usa para dormir? se tiver dicas faz um post, pois o seu é muito bom.
Linda as fotos...
Bjus
samira

Juliana disse...

Ai Ju, essa história de sono é tão complicada! Que bom que você conseguiu uma fórmula que dá certo pra sua família!
Eu sempre achei e preguei que crianças tinham que dormir sozinhas em seus quartos desde sempre! E mantive meu pensamento até Isabel fazer 2 anos. Ela dormia sozinha em seu quartinho desde os 3 meses e nunca dormia no meu quarto, nem se estivesse doente. Eu sofria com essa rotina, tinha que passar a noite entre o quarto dela e o meu, mas achava que assim era o certo!
Bom, só que Bebel fez 2 anos, e passou a abrir a porta do quarto e tentar vir pro meu. Digo tentar, pq moro em um dupplex (meu quarto fica em cima e o resto do apê embaixo). Então, ela não conseguia abrir a porta que chega na escada em espiral (perigosíssima). Eu ainda tentei manter a rotina dela, mas depois desisti. Estava sendo um motivo de estresse. E passei a deixá-la dormir no meu quarto, no colchãozinho dela. Ela amou e eu descobri que isso também me fazia bem.
Ninguém precisa me dizer o mal de filhos no quarto dos pais. Sempre soube todos. Mas, depois que Bebel passou a dormir no meu quarto, descobri o bem que isso faz também! Vejo minha filha dormindo tranquila e segura. E eu também fico tranquila e segura!
E paguei a língua!!! kkkkkkkk
Bjos!
Juliana Almeida
www.blogdabebel.com.br

Giovanna Cresceu!!! disse...

É, amiga, esse assunto tira o sono de mtas mães, né? rs
Eu quebrei a cabeça com essa questão, acho que vc lembra. Gi sempre me deu trabalho pra dormir. Acho que a culpa foi minha mesmo, que acostumei a fazer ela dormir ninando e fiz isso por mais de 1 ano e meio. E ainda tinha o estresse pq ela dormia tarde, demorava pra pegar no sono...ai, ai. Aí com 2 anos e meio aboli a soneca da tarde e ela dorme mais rápido, mas ainda não dorme sozinha e agora tá encrecando pra dormir no quarto dela já que dormiu por mais de 6 meses no nosso quarto (faz mto calor aqui e ligamos o ar só do nosso quarto pra dormir e ela dormia no nosso quarto)...

Bjs.

Janna disse...

Ju passa lá no blog, tem um selinho pra vc!!! Bjusssss

Kicha disse...

sassá aprendeu a dormir a noite inteirinha no seu quartinho ,mas se eu der uma brecha ela que não é nada boba vai querer dormir comigo . Cloro que ela não vai sozinha pra cama , fico lá até ela adormecer com as mãozinhas enfiadas nos meus seios , só dorme assim ! A clara cheirando seu cabelo a Sassá acariciando meus seios , sinto que ainda vai levar algum tempo até ela resolver ir pra cama sozinha . Tem uma coisinha que anda atrapalhando o sono dela , não sei se acontece com a Clara também , minha filha acorda de madrugada reclamando de dor geralmente nas pernas e pés , mas nunca tem nada ,nem inçacho nem vermelhidão , nada ! Só passa com carinho e massagens ando a desconfiar que sejam a tal de " dor do crescimento " . Vou postar algo sobre o assunto ....