quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mamaço Virtual - Post Amamentação

Aqui está minha contribuição para a semana da blogagem coletiva sobre amamentar!! =) Espero que gostem!

Amamentar...
Deveria ter um significado igual para todos, mas tem gente que ainda não entende a real função de amamentar e acha feio, consegue ver algo sexual ou suja nisso. Não dá pra engolir. Mas esse post não vai ser crítico (vou tentar) e sim expor minhas ideias e sentimentos nesse nobre ato que é alimentar uma vida.

Quando falo nisso hoje, sinto que tenho que expor minhas ideias delicadamente pois aqui na blogosfera pelo menos, as mães anseiam por esse momento e amam, mas algumas não conseguem e não podem ser excluídas desse assunto, nem retirado o mérito de mãe.

Há uma série de fatores que rodeiam esse momento e eles surgem antes da criança nascer. A maioria necessita de preparação nos seios, como foi me caso. Todos os dias fazia a massagem no banho, passava a bucha vegetal sem ferir, apenas todos os dias num ritmo, me ajudou muito mas não o suficiente para não doer no momento de amamentar. Há o apoio fundamental das pessoas ao redor e quando digo apoio, falo nas críticas e pitacos que só atrapalham esse momento de mãe e filho. Uns ficam dizendo que o bebê tá morrendo de fome e que a mãe não tem leite, outros dizem que ela comeu "coisa demais"e nõ deveria amamentar, outros acham o cúmulo não dar nem água, como aconteceu comigo. Minha vó quase fica sem falar comigo quando decidi que daria apenas meu leite por 6 meses. Gente! Nosso leite é tão, mas tão rico! Tem tudo o que o bebê necessita para ficar forte e saudável e nutrido! A água que tomamos pode levar cólicas ao bebê e sem contar que pode haver contaminação.

Apoio de familiares é tão importante! Ficamos tão frágeis e tão emocionalmente delicadas, que basta um vento diferente, basta uma mãozinha do filhote segurando nosso peito para nos derramarmos em lágrimas!

Além desse apoio que é diário, deve haver  um importante acompanhamento da parte dos profissionais de saúde; explicar como é, pra que serve, como proceder em situações difíceis e fazer com que a mãe saiba que não será perfeito no início, poderá ser dolorido, mas que é apenas uma troca de aprendizado: a mãe aprende a amamentar e o filho aprende a mamar. Nenhum dos dois nasce sabendo.

Não há porque ter vergonha em amamentar e nem há porque olhar "torto"pra alguém que esteja amamentando, tenha certeza que se você faz isso ela tá soltando mil palavrões a seu respeito silenciosamente e te dando um sorrisão em troca do seu olhar 43. Acalentar a fome de uma criança é um presente de Deus e não deve ser encarado como exposição sexual deseios.
É engraçado que expor seios nas revistas pornôs em bancas pode né? Na TV também e nas escolas de samba...mas amamentar é feio...Esquisito esse mundo que se diz avançado e moderno.!

Amamentar foi pra mim um período divino. Eu pude alimentar minha pequena apenas com meu leite por 6 meses, finalizando o período todo de 1 ano exato. Ela é uma criança saudável, nunca ficou doente gravemente, as vezes uma rinite alérgica chata vem, mas vai simbora logo. Sem contar a ligação materna que se fortalece e o vínculo afetivo entre mãe e filho torna-se mágico.
No primeiro momento em que Clara nasceu, ela veio pra mim e parou de chorar no meu rosto, depois foi colocada pra sugar meu leite imediatamente...foi lindo! Ela não pegou, mas tivemos nossa primeira conversa. Nas primeiras horas chorei por ela não coseguir pegar o bico direito e quando pegava machucava e doía muito, mas tive apoio das enfermeiras e das médicas, até que nos harmonizamos. Em casa passamos uma semana ainda pra ficar tudo normal, meus bicos ficaram em carne viva, doía demais, mas a pomada Bepantol era usada toda vez depois das mamadas e ajudou 100% na cicratização. Depois.....foi só aproveitar minha pequena engordando e tornando-se saudável com meu alimento. É inexplicável!!

Mães, amamentem, tentem e nunca desistam! É fácil encontrar alguém que lhe diga pra desistir e introduzir o leite de vaca logo, porque o difícil é achar a'lguém que tenha paciência em lhe ensinar e dizer que pode ser "ruim"(se é que existe essa palavra na amamentação) no início.
O leite de vaca contém nutrientes muito fortes, que ainda o intestino do bebê não consegue absorver e isso provoca dores na barriguinha dele, sem contar que o leite materno além de rico em tudo, protege contra doenças, aumentando a imunidade! =)

Viva o leite materno!! Viva a amentação!!!

7 comentários:

Aretusa disse...

Oie, Ju, que relato, meio que dasabafo bonito e sincero!
Também fiquei mexida com o mamaço e mais ainda com o jeito que as pessoas, inclusive outras mães interpretaram ele. Mas como você mesmo disse, as pessoas têm opiniões diferentes, ninguém é obrigado a concordar com o que penso, digo, faço, mas é preciso respeitar, sempre.
O que me deixa mais preocupada não é uma mãe não poder amamentar em público, é claro que isso é ruim, mas é uma mãe não poder amamentar por falta de orientação e apoio. É uma mãe que por algum motivo não conseguiu amamentar, ser condenada por isso. É uma mãe não doar seu leite quando possível e ajudar outros bebês, por falta de informação.
Eu consegui, não foi fácil, os 2 priemeiros meses foram muito ruins, mas pra mim e pra Sophia foi algo muito maravilhoso, que tenho uma saudade imensa e um carinho enorme!
Beijocas.
Aretusa, mamãe da Doce Sophia

Mari Hart disse...

É impressionante que em pleno século XXI o povo ainda leve uma conotação sexual ao ato de amamentar. A maldade está nos olhos de quem vê como aquele infeliz ontem no post do site da Folha.

Viva o LM!!! Viva a amamentação!!

Beijão!

Ananda Etges disse...

Realmente o apoio é fundamental. Comentários como "se tu come isso vai dar cólica no bebê", "tem certeza que tu tem leite?" e "essa criança está com fome" não ajudam em nada, só nos deixam mais nervosas e inseguras.

Belo texto!

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com

Juliana disse...

Parabéns Ju!! Ridículo quem vê conotação sexual no ato de amamentar. Deve ser doente!
Bjos!!
Juliana Almeida
www.blogdabebel.com.br

Janna disse...

Ju, tem um selinho pra vc lá blog!!!
Bjusss...

Mãe Mochileira, Filho Malinha.. disse...

Lindo post,Ju! `´E inadimissivel que nos dias de hj ainda tenha gente que pense assim...uma pena!
Parabens!Beijos e otima quinta!!!
;-)

Beca Bricio - Mulher que pariu disse...

Ju,
ó, tem selinho procê la no meu blog!!

bjão