sexta-feira, 8 de abril de 2011

Brinquedoteca Parte I

Ultimamente ando sem muito tempo para retribuir tanta visita das amigonas aqui no blog, mas ando fazendo uns projetos pra faculdade que tomam meu tempo no computador.

Vou compartilhar uns textos que estou adaptando para meus estudos, sobre brinquedos, jogos e brincadeiras.

Serão alguns posts dedicados a esse assunto, então, vamos lá!

**

Uma brinquedoteca é sempre essencial no desenvolvimento de uma criança. Desenvolvimento motor, cognitivo, emocional, social etc.
Os espaços destinados ao brincar podem ser caracterizados como:
- Área Tranquila;
- Área Semi-movimentada;
- Área Movimentada;
- Área Externa.

A área tranquila é um espaço que possui brinquedos mais introspectivos, onde as crianças podem brincar no chão tranquilamente, onde as artes podem ser mais desenvolvidas, como a pintura, o teatrinho com marionetes, cantinho da leitura com contos diversos, onde a arte dos brinquedos artesanais também se destaque, jogos de regras, concentração e raciocínio façam parte também. Num lugar tranquilo assim e rico em brinquedos interessantes, podem ser destaques também objetos de brincar que contem histórias de outros povos, folclóricos e também dando espaço para o oposto; os jogos virtuais.
Ou seja, num espaço tranquilo a criança consegue prender sua atenção em jogos que estimulem a imaginação, as artes, formulando estratégias em jogos, observando brinquedos e como podem fazer os seus próprios. É um cantinho aconchegante, que dê liberdade da criança se sentir a vontade para ler, produzir e criar. Contar histórias, ouvi-las, criar teatrinhos e seus próprios bonecos.

O desenvolvimento intelectual é estimulado num ambiente desse, possibilitando ampliar seus conhecimentos em artes, músicas, leituras, criação de seus brinquedos, aprendem a compartilhar ideias e espaços, aprendem a construir em conjunto com outras crianças. O conhecimento é ampliado quando existe um adulto por perto, introduzindo novos conteúdos e impondo situações que estimulem a criança a buscar soluções diversas e criativas para resolverem.

Ou seja, sempre é bom ter um cantinho em casa para deixar sua criança a vontade para se deliciar no mundo lúdico e amplo que é a imaginação! Quando você dá um mapa por exemplo, para uma criança de mais ou menos 6 anos, lógico que você não espera que ela vá decorar nem identificar lugares, mas é literalmente um mundo em suas mãos, ela pode a partir dali, sentir interesse em perguntar, em querer aprender, nada foi imposto, nada foi obrigado, ela simplesmente descobriu um novo objeto de interesse, onde pode mergulhar e explorar, coisa que para os pequenos isso é fundamental! Dar livros a crianças pequenas também não é perda de tempo, as letras não podem ser traduzidas ainda, mas o mundo das palavras torna-se interessando e com o tempo, familiar, além dela ter sua prórpia linguagem para expressar oque um livro com figuras pode transmitir, e para cada criança, uma nova interpretação própria.
Assim é também, com os brinquedos com letras e números.


Brincar é criar, é desenvolver, é aprender! Brincar pode ser o ponto de equiilibrio entre o lado sério e metódico que é a escola e o lado divertido em aprender e explorar!

Beijocas e depois tem mais !!!!!
=)

2 comentários:

jacques disse...

SUGESTÃO INTERESSANTE PARA UNHAS ROÍDAS E PARA QUEM CHUPA DEDO

Tente o verniz STOP da marca Ecrinal da França. ,especializada e líder de mercado de tratamento das unhas fragilizadas e deficientes

VC VAI ADORAR...........................

ELE É TAMBÉM PRESCRITO POR DERMATOLOGISTAS.

ELE NÃO SAI NA ÁGUA MESMO !!

Consulte os sites www.asepta.com.br.

No site asepta.com.br na pagina "parceiros" ha inúmeras opções onde comprar.

a Época Cosméticos no Rio, Drogaria Iguatemi em São Paulo e outros têm esses produtos à venda inclusive pela internet. (dermexpress, pharmaweb,dermatan, ,... )

Giovanna Cresceu!!! disse...

Adorei as dicas!
Tenho mta vontade de montar um quarto de brincar aqui em casa, com mta coisa pra explorar, mas por falta de espaço não dá. Mas esse projeto já está nos nossos planos pra qdo formos procurar um novo lar...rs.
Bjs.