terça-feira, 29 de março de 2011

Teimosa é o Sobrenome dela.

Obrigada meninas! Adorei os comentários e as dicas!!! Vou procurar um quadro pra ela pintar a vontade, apagar, pintar de novo ... Acho que ela vai adorar! Quando eu via crianças fazendo isso, antes de ser mãe, eu achava horrível e criticava pensando porque as mães deixam ou não são mais duras com seus filhos, mas hoje vejo que a coisa é diferente... mesmo você dando mil resmas de papéis, mil castigos, milhões de conversas, milhões de horas sem lápis, eles vão querer descobrir mais lugares para pintar... Alguns com mais vontade, outros achando menos interessante..! o negócio é paciência e nunca baixar a guarda...

Também já pssou pela minha cabeça, logo no primeiro rabisco dela, deixar uma parede só pra ela pintar. Mas depois desisti, porque acho que ela vai procurar  uma parede pra pintar em todos os lugares que ela for, pode pensar que se em casa ela tem uma parede pra riscar, nas outras casas deve ter também. Complicado né? rs

ah...sem falar que quem castiga mais Clara é a cachorra..Sim! Ela COME os lápis de cera, todos!!! Tenho que esconder da cachorra!!! kkkkk

**

Pois, pois... Clara tem um gênio difícil de lidar. Ela é meiga, doce,carinhosíssima, risonha, adora brincar, adora dançar, cantar, contar histórias, é muito divertido estar com ela, sempre!! Massss.... Quando ela implica com uma coisa...! Quando ela não quer ou quer uma coisa... Meu Deus! Ela não aceita um "não", ela não aceita certas regras impostas. Gosta da rotina, mas desde que essa caiba nas suas vontades, coisa que não acontece.

Aqui em casa eu que dou as regras, eu que imponho limites e estabeleço as rotinas.

Eu sou linha dura, quase um general, segundo o marido. Não amoleço, não adianta choro nem carinha fofa, eu coloco de castigo mesmo, falo alto e firme. Acho que se não fosse tanto Clara ainda continuaria me batendo como na primeira vez que ela se atreveu e levou uns tapas.
Ela é ciumenta demais. Se chega alguém aqui em casa ela quer chamar atenção e começam as birras. Não ligo no início, fingo que ela nõ está fazendo nada pra não dar importância, mas depois eu perco a paciência e a mando pro castigo. O pior das birras é o bendito sono. ME TIRA A PACIÊNCIA o choro irritante e as manhas que ela faz quando o sono chega. Porque ela simplesmente não deita e dorme???????
Ms não, ela fica relutando gritando "nao quero dormir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!" e tudo irrita, tudo é ruim.

Quando estou brigando com ela, ela olha firme, sem medo algum, e ainda se atreve a responder ( do jeito dela) as minhas reclamações:
- Clara!!! Eu já falei pra não mexer na minha bolsa!!!
- Não!!!!! Não pode!!! Não grite comigo!!!!

Ela não aceita levar bronca. MEu Deus...me dê paciência e muito, muitoooo equilibrio.

Pelo que leio a respeito de comportamentos infantis, ela está na fase das birras, das danações e tentativas de soluções de seus "problemas", mas tudo tem um limite. Esse gênio dela só faz acelerar as birras e dificultar as conversas educativas entre nós duas na hora de uma bronca.
Ela sabe tanto que fez besteira depois do castigo, que quando sai, vira um doce. Pede desculpas e me chama pra brincar com a maior cara de anjo! rsrs O maior erro dela é: repetir todos os erros. Ela não aprende que não pode abrir o guarda-roupas, ela não aprende que não pode passar meu batom e etc.
Tem dias que tenho vontade de chorar de tanto que fico exausta e sem ânimo, parece que faço tudo errado.
Mas, por incrível que pareça, fora de casa ela está aprendendo os limites e me obedece. No supermercado as pessoas até elogiam pois ela me obedece, as vezes uma olhada ela fica quietinha. Na casa do meu pai também, fica sempre perto de mim, basta eu falar uma vez e ela entende. Mas em casa... Ela se acha a dona. Ta'na hora de um irmão né??? Deve ser isso...Ela é única e exclusiva em casa.
Acho que na escola tmbém vai melhorar muuuuuuuuuuuuuito, pois ela vai ter que se acostumar a não ser o centro das atenções.

Agora mesmo, fui dar banho nela e, como ela acordou muito cedo já está com muito sono, e aí foi um show. Perdi a paciência e a mandei sentar no castigo toda molhada mesmo. Ela gritou muito, chorou e ficou indignada, mas se calou logo, pediu desculpas e queria tomar banho "direitinho". Foi pro banheiro um anjinho de meiguice e tá aqui do meu lado construindo castelos com o lego.

Ufa...foi um desabafo..! Eu tento, tento, e tento de novo. As vezes dá, as vezes não dá, mas um dia ela vai me agradecer por não ser mole e tentar educá-la firmemente.

12 comentários:

Mari Hart disse...

hahahah... menina, aqui em casa tem uma parede dessa! De tanto Pedro rabiscar eu liberei e hj é uma arte que só vendo! rs...

Qto ao comportamente, qual idade dela!? Isos muito me parece o famoso "Terrible Two" conhece!? Pode vir antes ou depois dos 2 anos, mas ele é infalível, toda criança passa por essa fase!

Bjo grande!

O lord da diva disse...

Hahaha ai ai ai amiga morro de rir e tbm de pena de ti haha so de pensar que estou prestes a viver isso.. Matheus tbm anda me dando um baile não sei mais como me portar nessa situação.. so´Deus mesmo!!!
Beijocas

Adriana disse...

Na minha humilde opinião amiga...uma escolinha não cairia nada mal pra ela!!!!

bj

Sílvia Renata disse...

Paciencia e sabedoria... ciencias milenares na maternidade... não é facil ne querida... é quem sabe a escola e um irmaozinho não fariam ela deixar de se sentir o centro das atenções né... mas siga seu coração querida... vc é uma excelente mãe
Bjs

Juliana disse...

Ai amiga, nem me fala dessas teimosias!!! Bebel é a teimosa!!Mas, a gente tem que impor limites, mesmo! Mas que é difícil, é!!!
Bjos!
Juliana Almeida
www.blogdabebel.com.br

Micheli disse...

kkk, as nossas Claras são muito parecidas! Gênio forte!
Só que a minha adora uma visita, não tem ciúme, não. Só que quer a visita só para ela, não interessa quem é, tem de sentar no tapete do chão e brincar com ela... kkkk!
Eu também sou dura e comigo ela obedece muito. Já o pai...
E na rua ainda estamos moldando a figurinha. Se está só comigo a coisa rola, já se o pai está junto, com certeza sai uma birra. Aff!
Beijos.

Tuka Siqueira disse...

Aqui as gêmeas "decoraram" todo o berço da irmã menor com lápis de cera. Quando as crades e a cabeceira do berço ficaram cobertos (isso em pouquíssimos minutos pois elas trabalham em dupla, são bem rápidas) então elas resolveram "decorar" uma das paredes do quarto delas. Agora tá lindo, cheio de desenhos de "arte moderna" na parede!

Ivana (Coisa de mãe) disse...

Ju, paciência mesmo! E não desista de ser firme, porque essa fase é crucial para a criança aprender que existem regras que devem ser cumpridas e que os limites são necessários!!!

Você é uma mãezona!

Bjos!

Sammy disse...

Aqui tambesm esta nesta mesma fase, e como e dificil, ela ta respondona fica no castigo diz que nao vai fazer mais depois, mais da 5 minutos e repete toda a arte denovo. Pior que agora estou sozinha meu marido esta em outra cidade a trabalho e som para casa de final de semana, ou seja andomuito estressada...rsrsr, espero que essa fase passe logo....rsrsr

Bjus samira

Giovanna Cresceu!!! disse...

Amiga, as crianças de hj em dia já parecem ter nascido com "chip" de teimosia...rs. Minha mãe diz que as crianças "antigamente" não eram assim.
Acho que a Gi tá menos birrenta, mas qdo tá com sono...aff. Pior que não dorme mais de tarde, então tem dias que tenho que rebolar pra ela ficar satisfeita.
O que cansa é ter que repetir as coisas mil vezes. Gi agora tá com mania de correr cada vez que a chamo pra tomar banho, vestir roupa, almoçar, jantar...cansa!
Bjs.

Camila Marinho disse...

Juju, saudade do seu cantinho e da Clarinha. Agora estou voltando com força total!!! Menina, vou te falar uma coisa: Samuel tá danado!!! Também tem um gênio fortíssimo. É preciso muita paciência viu??? Menina, quer dizer que Clara já vai dormir na casa das amigas??? Que sucesso! E que independência!!! Olha, se gosta de velas, veja uma dica super romântica e barata neste blog: http://ume99.blogspot.com/2009/04/mesa-de-festa-sofisticada-e-economica.html

Ana do Chá e Viagens disse...

Não sei a idade dela, mas concordo com uma amiga aí de cima que tem a fase terrible de 2 anos, o meu está exatamente nessa - ÓH CEUS!!!!

Mas deixa eu te contar que a escolinha foi uma excelente escolha, deu certo e ele tem melhorado muito, principalmente em relação a "exclusividade e centro das atenções"

Sorte pra nós,
Bjos
Ana