segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Na Prática, a Teoria é Outra!

Durante a gravidez eu li muitas revistas, artigos, livros e ouvi demais sobre educação, alimentação, etc e etc sobre filhos, e pelo que ouvia e lia, parecia que seria fácil: bastava aplicar aquelas regras, seguir os conselhos e pronto, eu saberia fazer tudo quase 100%.

E é por isso que muitas mães se frustram depois do parto. NADA é igual, nenhum bebê é igual ao outro, nenhum vem com manual de instruções. O parto, a amamentação, o banho, o SONO..enfim, aos olhos dos outros, você sempre estará errada ou nunca certa. Se você quer dar doces, salgadinhos e refrigerantes, você é ruim porque vai deixar seu filho gordo e com problemas do coração; se você não dá, você é louca, neurótica e problemática que teve problemas na infância. Pros outros você nunca será ótima.
Daí você manda todo mundo pra ponte que caiu e segue sua vida, afinal você é a mãe e sabe o melhor pro seu filho.

Eu ouvi horrores das pessoas quando dei durante os primeiros 6 meses de vida de Clara apenas o meu leite, nem mesmo água. "ela vai ficar desidratada, vai perder peso, vai ficar desnutrida, vai ficar pequena e blá blá blá..." é por isso que algumas mães beiram á loucura!
Não me arrependo; Clara é muito saudável, mais alta pra idade dela e nunca, nunca chegou perto da desidratação. Adora água e está no peso normal.

Aí eu comentei com alguém semana passada que Clara não gostava de verduras nem legumes e nem de algumas frutas. Ouvi que era pra eu ter dado mais exemplo nas refeições e que durante a gravidez também deveria ter me alimentado melhor pois o bebê abre o paladar e num sei oque mais... Sabe que essas regrinhas e blá blá blá me irritam????????????? Eu sempre comi verduras e legumes e muitas frutas na gravidez, adoro uma salada grandona na mesa do almoço e nunca faltou isso nas refeições! Eu e meu marido comemos um prato imenso de salada à noite, mas Clara nao gosta! É dela ! Eu não vou forçar mais porque sei que ela terá seu tempo em aceitar verduras e lgumes, até porque nao tem gosto de nada pra uma criança né? Respeito! Ofereci, ainda ofereço, mas sem forçar, um dia ela comerá. 

uff... Outra coisa foi com refrigerante. É uma das maiores críticas que eu ouço! Eu não dou refrigerantes pra Clara e ela nem sente falta nem pede. Pra onde vou e tem festa ou churrasco oucoisa parecida, levo o suco dela, nem dou trabalho com isso pra ninguém, mas sou criticada. Nõ dou mesmo, não há nada saudável em refrigerantes, no dia que ela quiser tomar, mais na frente, ela vai e não tem jeito, mas até onde eu puder esconder dela,, vou fazer. Se eu a entupisse dele iam me criticar mesmo né?

#prontofalei! rsrs

"Mãe!!! lecença favô! dando banho nso filhinhos!!!!!"

12 comentários:

Adriana disse...

Sempre sempre seeeeeeempre terá alguém para nos culpar. Afinal somos umas loucas que fazemos tudo errado, nem sei como essas meninas sobrevivem! hahahahaha

É igual aqui Ju, sem tirar nem por. No meu caso, minha mãe é a pessoa preferida para me crucificar como mãe, até peido fedorento que a Giulia solta a culpa é minha! e eu nem ligo......

Giulia tb não gosta de verduras e legumes. Só come couve. Eu, memso assim, coloco na mesa todos os dias, ofereço e respeito seu tempo, tenho certeza de que um dia ela passará a comer!

bjsssssss

Re disse...

Otimo post, otimo..eh, nao adianta, aos olhos dos outros, estamos sempre fazendo algo errado..nem sou mae ainda, mas ja me vi em discussao com marido e com a minha sogra por causa de comida..do tipo, refri pra Manuela, nem a pau..doce, brigadeiro, so depois de 1 ano e isso se houver alguma festinha, pq se deixar, minha sogra da pudim prum bebe de 3 meses...ja estou vendo o que me aguarda!

Sílvia Renata disse...

Oi Ju
Exatamente isso... tbm ouvi, e como ouvi inumeras criticas a respeito da criação do Edu, e sabe o que eu faço, algumas eu filtro, outras entra de um lado e sai do outro, ah vc ta certa cada bb é de um jeito e cada mãe e pai sabe o melhor pra sua cria ne...
Fico chateada as vezes com as avós do Edu que teimam em dar coisas sem minha permissão, ah mas isso vai mudar, em junho ele estara na escola e la será diferente...
Bjs

Lilian Mayer disse...

É isso aí Ju,
Aos olhos dos outros nunca estaremos certos ...
bjos,
.: Lilian :.

Micheli disse...

Oi, amiga.
Semana passada eu também desabafei sobre isso no blog. Como tem gente que não tem o que fazer além de nos criticar! Aff!
Você está certíssima.
Beijos.

Marcella Amaral disse...

Oi Jú! Pois é... nem me diga, rsrsrs! Comigo é ao contrário, sempre dei refri para Lele e é como vc disse, sempre tem um para criticar! Verduras, eu já desisti de oferecer, mesmo pq ela mesmo diz que "quando eu crescer vou comer todas essas coisas que não prestam: verdura, legumes, frutas, etc.", kkkkk! Eu deixo pq eu nunca gostava memso, só passei a comer quando já estava com 26 anos!!!! Cada um tem seu tempo, e acho que o meu demorou mais, pq meu pai sempre me obrigava, e eu acabava detestando mais! Bjus

Miguel...Presente de Deus disse...

Tem gente que vive pra criticar os outros. Durante minha gravidez também ouvi horrores,me apavorava as vezes. E essa coisa de alimentação é da criança mesmo,meu marido e eu por exemplo não suportamos saladas,cebola e outras cositas mais, já o Miguel come cebola pura,legumes e salada só faço pra ele, chega a ser uma vergonha, nosso filho dá um banho de alimentação na gente.
Amiga não ligue para o que os outros falam,nós mães concerteza sabemos o que é melhor para nossos filhos e não precisamos da intromissão de ninguém.

Bjocas em vc e na Clarinha

Carla e Miguel

Dora disse...

tem jeito não fia nem Jesus agradou a tods....tenho lido seu bog mas não consigo comentar :(
xeru

Dora disse...

hj consegui,hahahahahha

Dora disse...

hj consegui,hahahahahha

Valquíria disse...

Ju, siga seu instinto de mãe sempre, esqueça a opnião alheia e os protocolos isso pouco importa quem sabe o que é melhor para os nossos tesouros somos nós e basta!
beijos estralados,
Val e Gui

rainha da inglaterra disse...

juuuu mata sua filha de beijooo pra mim kkkkkk
fofa mostrando as unhas no post de baixo.
euuuu mordoooooo.
kkkk
eu tbm nao dou refri pro joao.
assino em baixo tudinho que vc dfisse