sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Dúvidas Sobre Escolinha!!!

Rapidinho estou passando aqui para pedir conselhos para as mamães que tem seus filhotes em escolinhas!

Estou procurando uma escola legal para Clara, que não seja tradicional ainda, que tenha um plano pedagógico voltado para artes, expressões e que desenvolvam as habilidades dos pequenos. Porém, não encontro uma escola que aceite Clara no Maternal II, apenas no Maternal I com crianças entre 1 ano e meio e 2 anos... Ainda não fui nas escolas, apenas por telefone. Mas acredito que Clara consiga acompanhar sim crianças de 3 anos... Ela sabe contar, sabe os nomes das pessoas a família, sabe as partes do corpo, sabe pintar nos limites do desenho...ela sabe tanta coisa, é tão inteligente, que não acho justo que por causa de 4 meses ela tenha que numa salinha onde as crianças aprendam oque ela sbe... Conversa no telefone com todo mundo, pergunta se tá bem, se alguém fala algo que ela não ache certo, ela responde o certo...ela interage perfeitamente! Tudo isso porque eu ensino diariamente muita coisa, ensino mesmo, como se fosse escolinha.

Na escola que eu quero colocá-la, a coordenadora falou: "Ela entrará no maternal I, com crianças de 2 anos, mesmo que em fevereiro ela tenha 2 anos e 8 meses." Mas se ela entrasse no meio do ano, já estaria no Maternal II....

Alguém me ajuda? Alguma dica? Estou errada?


Beijocas

E o amigo secreto??? Vamos participar!!!!!!!

8 comentários:

Adriana disse...

Flor, esse negócio de idade é lei....é assim aí, é assim aqui no Sul. Giulia ano que vem vai para o Nível 4 (ou maternal 2) e vai ficar por 2 anos, imagina, vai repetir a turma, a mesma professora, os mesmos assuntos, mas paciência não é?

Eu acho que vc deve confiar nos metódos escolares. Ele vai bem além de "letras e números" e vc pode se surpreender com as descobertas Clarinha, mesmo sendo mais adiantada que as outras crianças. Giulia está no maternal 1 e já conhece várias letras e números, aprendeu a desenhar sol e minhoquinha (praticando a coordenação motora) ela tb sabe fazer com o lápis esse movimento VVVVVVVVVVVV, no maternal 1 ela tb aprendeu a usar o banheiro sozinha para fazer o xixi, enfim, muitas coisas que eu nem lembraria agora e que as crianças do maternal 2 já estão "carecas" de saber, se ela estivesse direto no outro nível, por mais espera que ela fosse (e modéstia a parte ela é) ela ficaria atrasada em relação aos colegas.

Eu achei essa matéria bem legal, é sobre o curriculo básico do maternal 1 da uma olhada....

http://espaocriandoerecriandoeducacao.blogspot.com/2010/02/planejamento-anual2010-bercario-ii-e.html

Lisiane Mellegari Fotógrafa disse...

Olha, é bem complicado esta coisa de idade, mas por mais que ela saiba muitas coisas, você tem que pensar na maturidade dela entrando em uma turma que sao masi velhos, sou pedagoga, meu filho estava 1 ano adiantado na escola particular, este ano tive que coloca-lo em uma escola publica e ele teve que repetir a serie do ano passado, não ficara atrasado, mas esta muito mais feliz com as crianças pensando e agindo como ele, a interação foi bem melhor.

Natinha disse...

Oieee
Ai menina, queria saber uma coisa. Quando ella nasceu você voltou a trabalhar?? Estou num impasse!! Sem saber o que fazer!! Abri meu blog para contar minhas aventuras com a minha princesa e não sei se volto ou não para meu trabalho!! Que dúvida!! Helpppp meee!! rsrsrsrs
Beijooo

http://giogiobebe.blogspot.com

Milka disse...

Aqui tbem a explicação que recebi é que é lei, a criança tem que ter a idade completa para cada série, antes as crianças que conseguiam acompanhar mesmo que fossem mais novas mudavam de sala, agora não pode mais.
Acho que vc deveria esperar ela compeletar os 3anos e colocar direto na turma que vc considera melhor pra ela, eu vou fazer isso com a Julia, ano q vem ela faz 6 anos em Junho,só q se eu matricula-la no começo do ano ela vai pro jardim 2 e não para o pré.
Ela tem perfeitas condiçoes de ir para o pré, mas a coordenação não pode matricular por causa da idade, então vou esperar até junho.

beijus pra vcs

Juliana disse...

Ju, é o seguinte. Também passei por isso que vc está passando e concordo plenamente com você. Minha Bebel também é super esperta e eu não achava justo colocá-la numa escolinha com bebês menores, para ela regredir.
Mas o problema é que existe uma lei. Essa aí de baixo:

RESOLUÇÃO Nº 6, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010

Art. 3º Para o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter
idade de 6 (seis) anos completos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.
Art. 4º As crianças que completarem 6 (seis) anos de idade após a data definida no
artigo 3º deverão ser matriculadas na Pré-Escola.

Mas, mesmo com a lei, eu fui atrás. Consegui, junto com a escola, depois que Bebel passou por uma avaliação psicológica, colocá-la no maternal II aos 2 anos e 4 meses.
Mas, e sempre tem um mas, prometi (a escola impôs essa condição) que ela vai ter que repetir o jardim II, antes de ir para o primeiro ano (antiga alfabetização), para poder se encaixar na idade estipulada pela lei.
Como pretendo tirá-la dessa escolinha (ótima, mas bem pequena) que ela está ao final do jardim II, para colocá-la num grande (imenso)e tradicionalíssimo colégio que tem aqui. Acho que ela não vai se sentir repetindo de ano, pois vai fazer o outro Jardim II lá nesse colégio, que é muito grande.
Enfim, escrevi quase uma carta. Mas, como passei pelo inconformismo que vc está passando, sei como é.

Bjos!
Juliana Almeida
(www.blogdabebel.com.br)

Micheli disse...

Oi, amiga!
O que me foi informado é que a nova lei é para as escolas públicas. Na rede particular segue a antiga de 2008. Ao menos foi o que me disseram na escola. A minha pequena segue normalmente na turma dos que farão três anos ano que vem até dezembro. Ela também é super esperta e adiantada para a idade (não sou eu que digo isso, é a avaliação escolar dela mesmo), eu morreria de dó se ela tivesse de repetir tudo de novo ano que vem. Se a escola bater o pé mesmo vc insistindo, pense que ao menos a sua Clara não vai repetir nada, porque ela estará entrando na escola ano que vem pela primeira vez. É pior as crianças que terão de repetir à tôa...
Mas eu ainda acho que você deveria ir até lá conversar com a diretora pessoalmente, saber os critérios que ela usa para definir isso (se é a lei ou não) e levar a Clara para que ela mesma avalie. Elas sempre acham que nós mães supervalorizamos os filhos.
Beijos e boa sorte!

Micheli disse...

Oi, amiga.
Acho que tem de pedir uma avaliação dela mesmo. As formas que vc comentou, por exemplo, a minha pequena teve este ano, já aprendeu. Ano que vem já são outros assuntos. Se não for pela lei, pede para ela avaliar a sua pequena antes de decidir o que fazer.
Qdo matriculei a minha este ano, ela era a mais novinha da turma (pois só fazia 2 anos em outubro, boa parte dos outros fez no primeiro semestre). Porém, como ela é esperta como a sua, acompanhou suuuuper bem. A avaliação dela consta "superou a idade" na maioria dos pontos. Imagine se ela tivesse ficado na turma anterior, como a própria diretora a princípio quis colocá-la ( e eu bati o pé)... Ia ficar entediada, com certeza.
Beijos.

Bia disse...

O Nicolas volta pra escolinha ano que vem.. já esqueci quase tudo que aprendi na faculdade de pedagogia, então fui pela intuição mesmo e adorei a escolinha que coloquei ele esse ano, e é pra lá que ele volta em janeiro. =)

Tomara que a Clarinha curta muuito a escola!

Beijãoo