segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Visita Técnico-Pedagógica

Final desse mês farei uma visita numa escola, mais precisamente na educação infantil.
Na faculdade tenho que realizar umas atividades complementares, onde dentre várias opções de formas de executá-las, escolhi fazer um relatório baseado numa visita à uma escola.
Seria mais fácil pegar uma revista, assim como fiz aqui, escolher um assunto e criar um texto e ganhar meus pontinhos; mas ainda faltaria algo, talvez eu faça isso depois, mas sinto que fica uma atividade meio esquisita para servir como complementar de curso. E com a visita, poderei estar maisperto da minha área de atuação,uma prática logo cedo, fará bem pro futuro né?

Vai dar um pouquinho de trabalho, mas no final me sentirei realizada.
Criei algumas questões para serem respondidas durante a visita, pela coordenadora do ensino infantil, perguntas com ênfase na estrutura pedagógica que a escola oferece para seus alunos.
E lógico, a escola escohida foi uma que gostei, ouvi boas referências e pretendo colocar a Clara próximo ano. Quero visitar a área de lazer, saber como as habilidades de cada aluno são desenvolvidas, quero visitar a biblioteca, saber se há incentivo à leitura, artes, enfim, sair de lá sem dúvidas de que seria uma boa escola pra Clara. Já entrei em contato com coordenadora e o diretor, inclusive já apresentei meu objetivo.

Soube que lá, nos ensinos fundamental e médio, alguns alunos conseguem ir pra congresso em Brasília, discutir assuntos atuais e diversos, alunos dessa escola também já criaram um robozinho bem bacana!
Não que eu queira colocar Clara na escola que "criou um robô, ohhhh", mas que eu possa dar uma oportunidade a ela de estudar numa escola onde seus conhecimentos possam ser explorados e utilizados, sem ficar dentro de uma sala e pronto.

E minhas intenções não param por aí..rsrs.. Quem sabe futuramente estagiar sem remuneração, depois remunerado, depois trabalhando...? rs

Alguma pedagoga, professora, educadora ou mamae por aqui, me ajuda com as perguntas e qustionamentos a serem feitos na escola?
Assim que eu fizer essa visita, postarei por aqui o resultado!!!
Vai ser bom!
Sabe que tô adorando o curso...!rs
Beijocas!

4 comentários:

Regina disse...

olá ! sua nova seguidora!
abraços
http://psicologaregina.blogspot.com

Dê Freitas disse...

Oi Ju...obrigada pela visita lá. Realmente esse copinho de transição ela não pega de jeito maneiro, rsrs.

Quanto a ajuda aí procê...hum, não vou conseguir te ajudar amiga. Honestamente eu ainda não sei nem qual a linha pedagógica que mais me identifico. Mas ainda tenho um bom tempo para pensar nisso.

Boa sorte na sua busca.

bjão,

Misturação - Ana Karla disse...

Ju excelente a sua atitude: ir na prática mesmo pra poder fazer um relatório mais real.

Alguns questionamentos que você pode fazer na escola:
-Qual a capacidade de soluções sem prévia orientação, lógico que dentro dos padrões da escola.
-Se atingem os objetivos propostos.
-Analisar o projeto pedagógico
-As reuniões família/escola
-Como a equipe gestora administra a escola
-Como a equipe pedagógica coordena a escola
-Qual a filosofia da escola
-O planejamento curricular, como é feito
-O método de ensino
-Os recursos pedagógicos usados
-Como é feita a avaliação do aluno

Aí algumas das muitas perguntas que fiz em alguns estágios.

Boa sorte e conta tudo depois.

Xeros

Vanessa e Enzo disse...

Juuuuuuu!
To em falta aqui né?
Que saudade que tava do seu bloguinho!
Acompanhei tudo mais ou menos mas sem poder (ter tempo) de comentar =/
Vi que fez aniversário e quero deixar aqui os meus votos para que seja feliz (sei que já é com a Clarinha) para que tenha muita saúde (acho que é realmente o que importa, saúde e vida longa para acompanhar e incentivar a pequena sempre) e que Deus continue abençoando a sua família!!!
Um beijão da recente amiga ausente mas que não esqueceu dessa casinha aqui haha