terça-feira, 10 de agosto de 2010

Como Anda o Desfralde e o Livro "O Sono do Meu Bebê"

*** visitem o blog da minha prima Marcella, ela faz lembrancinhas lindas pra festinha e agora fez um bloguinho para divulgar o trabalho , cada um mais lindo que o outro!!! **

___

Dois assunto pendentes né? rsrs
A amiga Val me pediu pra contra como está o desfralde da Clara já que o Gui fofíssimo está entrando na onda das cuequinhas!! Parabéns Gui!!!!
E a amiga Nanda, mamãe da boneca linda Giovanna, me fez um pedido também; aliás, eu já tinha prometido mas esqueci de falar aqui sobre o livro "O Sono do Meu Bebê",aquele que ganhei nesse sorteio AQUI.
Por falar nisso, Nanda!! Toda vez que vejo seu comentário, me lembro de te pedir teu email novamente pra eu ter acesso ao seu blog! Você me pediu uma vez, só que essa cabeça aqui falha viu..rsrsrs

Aproveitando que estou falando aqui das amigas blogueiras... MÁRCIAAAAAAAAAAAA!! Cadê você amiga????? Vooooooooolte!!!!!!!! :)

Pois então..

O desfralde da Clara está super bem, graças a Deus foi rápida a adaptação às calcinhas e peniquinho(quem quiser acompanhar desde o início, tem uns tópicos aí do lado). Clara e eu acertamos o tempo dela e conseguimos fazer tudo sem traumas nem choros, mas muuuuito xixi no chão e 500mil calcinhas molhadas.
Hoje em dia já consigo prever alguns xixis e evitar que ela acorde nos soninhos da tarde, molhada. Antes dela dormir, eu a levo pro peniquinho ou o assento do vaso umas 2 ou 3 vezes, pois ela toma muita água e suco'o dia todo.
À noite eu não tenho pressa de tirar as fraldas, pois acho que seja muito cedo ainda, sei lá, sempre amanhece com 100mil litros de xixi, a fralda. E não me incomoda.
Pra sair depende. Nossos passeios de domingo por exemplo, coloco a fraldinha tipo calcinha; aquela da Huggies, pois passamos muito tempo no carro, dando muitas voltas, as vezes paramos no calçadão pra andar e lá não tem a menor possibilidade de levá-la aqueles banheiros horriveis públicos. Por enquanto não. Aí ela fica de fraldinha, mas sempre perguntando se ela quer fazer xixi, pra ela não se acostumar novamente a fazer sem sentir.
Quando o passeio é curto, aí ela vai de calcinha, mas na bolsa sempre com alguma fraldinha ou mil calcinhas, pra qualquer emergência.
Em casa é o dia inteiro na calcinha, as vezes ela esquece de tanto brincar e molha algumas gotinhas, mas logo ela vai pro peniquinho e faz, depois me entrega a calcinha dizendo que tá molhada e pega outra na gaveta e me dá pra vestir.
Então é isso, nosso acompanhamento é essencial. Eles não aprendem só, a gente tem que ficar perguntando, lembrando, ensinando, se possível contar historinhas, levar bonecos pra fazer também, e ficar sentada como eu ficava rsrs, ao lado dela pra esperar o cocô chegar, quem acompanhou sabe do pavor que ela tinha do monstrinho!! Mas agora ela já faz sozinha, sempre grita "muuitoooo bemmmmmmmmmmm, pabéns pa calinaaaaa" (muito bem, parabéns pra Clarinha!" e me mostra a sua arte...que pelamordedeus, né..é minha filha mas o cocô delaaaaa....é podre, horrível e feioso!!kkkkk
Espero que tenha ajudado Val!!!!! Bejosss
****************************************************************


E agora o livro "O Sono do Meu Bebê"!
Esse é esperado heim..rsrsrs,.. É um assunto que deixa qualuqer mãe de cabelo em pé!!! O mais normal e comum  é que acostumemos nossos filhos ao nosso colo, a um balanço gostoso, uma redinha....Nada mais apxionante e lindo do que ver aqeula cena de revista infantil; uma mãe perfeita segurando seu filhote no braço, sem nenhuma olheira, sem nenhum pijama velho, com cabelos lindos e intactos...!!! As vezes as revistas não mostram bem o lado real da coisa.
Fazer um filhote dormir sozinho, é tarefa quase impossível pra mamães de primeira viagem. Até porque, quando a gente tem o primeiro filho, não sentimos cansaço, sono, fome, sede, dor...nada! Pelo menos comigo foi assim, foi tudo surreal. Até o bicho pegar e eu querer dormir.
E é nessa fase que a muher mais enlouquece; ninguém ajuda, marido diz que trabalha e temque acordar cedo, familiares estão viajando ou ocupados, babá legal não aparece e a gente pira;bebê quer colinho.
Tudo bem que é delicioso dormir com filhote, é lindo vê-los adormercer etc e tal, mas somos humanos ok? Precisamos dormir bem justamente pra acordar disposto pra cuidar melhor do filhote! Não acho certo dizer que é um luxo a mãe que dorme bem! Mãe descansada = filho bem humorado e feliz!
Isso foi o que aprendi....depois de 2 anos.
Com a Clara foi complicado porque ela sofria do "Terror Noturno"e começou desde os 8meses eu acho, a ter muito pesadelo e acordar aos gritos, e nisso eu que ia todas as noites acalmá-la. Ela sempre adormeceu bem sozinha, o problema era continuar dormindo. Fosse pelos pesadelos ou simplesmente por eu não estar perto dela.
E lendo nos tópicos do lado alí, você pode ver minha batalha final..rsrsrs...

Sim...e ai que falei demais e esqueci do livro rsrsrs
O livro é muito bem escrito, uma linguagem materna e natural, parecem conselhos de pediatra sabe...mas um pediatra que quer te ajudar muito e te dá a certezza de que você vai dormir bem. A escritora, Renata Soifer Kraiser, é mãe e especialista nesse assunto, pois ela achava horrivel quando diziam que "mãe não dorme mais".  Ela explica que o sono é uma necessidade básica e importantíssima do organismo e que todos em casa devem estar envolvidos nesse processo de fazer com que seuu fiho tenha segurança em dormir só.
O sono para os bebês é como se fosse uma despedida e eles não entendem que ao acordar não estão sozinhos.
Eu indico muito o livro pois o método é mais tranquilo do que os mais comuns de deixar chorando por exemplo.
Ao contrário disso, ela explica que o choro demasiado além de estressar o bebê, o deixa inseguro e medroso, começa a ter pavor de estar só, ele se habitua com o passar dos dias, mas é doloroso pra ele.
Ela ensina alguns métodos, depedendo da idade.

É mais ou menos assim: tem todo um processo antes de levar o bebê pro berço ou cama ( massagem, música etc) e depois de deitá-lo, acostumar dizendo que está na hora de dormir, que o bebe dormirá em sua caminha e papai e mamae estarão logo alí na outra cama dormindo também. Dar um bichinho ou algo que ele possa se agarrar e se sentir protegido é também importante.
Então depois disso, você sai do quarto por 30 segundos e fecha a porta (isso foi a unica coisa que nao concordei). Ele chora por esses segundos e depois você retorna e explica tudo de novo. E sai novamente e aumenta alguns segundo e assim até que ele durma.
No livro tem o tempo exato pra cad aidade. É bem interessante, vale a pena tentar.
Ou seja, você determina um tempo pra que ele chore um pouco e não vai de imediato. Depois aparece explicando que está alí mas que todos tem qeu dormir. E sai de novo e assim vai. Ela explica que pode demorar dias ou semanas, depende do grau de dependência de cada criança.

Então é isso, espero que tenham gostado!!
Beijocas!!

12 comentários:

Juliana Dalzoto disse...

Duas coisas muuuito importantes para mamães nesse post, hein?! Adorei saber como vc fez...

Menina, o desfralde do Lucas, costumo dizer, foi apenas em uma semana, mas naquela semana eu pensava: filho nunca mais!!! (Ainda bem que passou, neh, e eu toh louquinha pra ter outros ;)). Mas enfim, era cocô, xixi por todo lado, ai, um horror!!! Mas foi só uma semana. E pronto. Ele tinha 2 anos e meio. Hoje, com 3, ainda usa a fralda da noite e tb não tenho muita pressa em tirar.

E quanto ao soninho, pasme: ainda deitamos com ele pra faze-lo dormir. Nunca consegui usar esse método que vc indicou. Muito difícil!!! Desde os 3 meses o Lu dorme no quarto dele, dorme muito bem, a noite toda, mas sempre fizemos ele dormir e depois saímos. Claro que explicamos que após ele adormecer, papai ou mamãe vão pra caminha deles e coisa e tal, qq coisa é só chamar. Nem um bichinho pra ser "apegar" ele tem. Mas funciona bem por aqui, sabe!

Acho que no fundo cada um tem que encontrar o jeito que dá certo para todos da família, neh!!!

***
Obrigada pelas informações da facul. Vou pesquisar mesmo, fiquei super interessada! Tb gosto de pedagogia!

***
Beijão, Ju!
Tudo de bom!!

Valquíria disse...

Ju, obrigada por me citar ai e por me dar as dicas do desfralde, Gui tb está no caminho...rsrsrsr

beijocas,

Val e Gui

Kicha disse...

A Sassá já dorme sozinha , dependendo da noite ela ainda me chama , mas ainda não consegui deixar ela no quarto só antes de adormecer, eu bem que tentei , foi um mês de tentativa , sempre que eu ficava de pé ela se desespera e acontece o contrário ela não dorme , daí que fico sentada do lado dela até ela dormir , as veszes ela pega uma gatinha de pelucia , outras ela simplesmente vira pro lado e adormece. Mas clarao antes disso todo um ritual : banho , um pouco de colinho , escovo os dentinhos ,vamos pra cama , canto uma musiquinha ...dou boa noite e aviso que só tô esperando ela dormir pra eu ir pra minha cama também . Pronto , dormiu...

Miguel...Presente de Deus disse...

Ju eu já tentei colocar o Miguel no piniquinho mas ele gritou tanto,rsrs se balançou tanto que acabou fazendo no chão.rs vou esperar mais um pouquinho e tentar novamente,mas adoro ler seus post sobre desfralde pra eu ir aprendendo a lidar com isso. E o livro achei o máximo,porque aqui em casa todo dia é um sofrimento na hora de dormir.

beijocas em vcs.

Carla e Miguel

Micheli disse...

Que legal seus relatos!
Eu ainda não voltei a tentar o desfralde da Clara, por conta do frio. Tem feito calor tb, mas tem dias que esfria e o xixi aumenta, então sem condições, né? Mais um mês e volta tudo de novo. Ela entende tudo perfeitamente, mas ainda só senta no peniquinho de fralda - não sei pq encucou com o buraco, ai, gente, que complicado, viu?
Bem, qto ao sono, a Clara nunca deu muitos problemas para dormir. Mas, desde que foi para a cama, eu tenho de ficar ali com ela até ela dormir - antes, no berço, dormia no peito, depois um pouco no colo... Se deixá-la no berço já era complicado, pq ela ficava em pé, tentava pular, essas coisas, agora simplesmente não tem como eu deixá-la na cama e sair. Ela levanta e desde da cama, não fica ali de jeito nenhum. Estou louca para tirar essas mania - graças a Deus depois que dorme é só eu sair e pronto, mas etm dias que eu tenho de ficar ali uns 40 min ou 1h, aí é dureza, né? e tem outros que bastam 10 min, é variável. Aff!
Não sei ainda como fazer, mas uma hora dá certo... rs.
Beijos, amiga!
http://tagarelicesepensamentos.blogspot.com/

Adriana disse...

Eu nem acredito que já passei pelo desfralde e pelas noites mal dormidas.

Se eu pensar demais nisso nem vou querer outro filho, huahauhaua

bj

Geovana disse...

oi querida sobre o desfralde da Clara, gostei de saber porque tenho a Mariana né, mas vou pensar mais nesse assunto quando passar o nosso inverno que ta medonho...com o Caio Henrique foi super rapido, ate hoje nem acredito, digo sempre foi uma bençao, nunca fez xixi na cama a noite e o coco não gostou do pinico e foi logo pro vaso... sobre dormir, nossa passo mal bocados com o Caio Henrique ate hoje, ainda quer dormir conosco, é amiga faço parte das mães que compartilham a cama kkkkkk, a Mariana dorme conosco e as vezes o Caio Henrique tambem, ai expulsamos o papai heheeh...bjs!!!

Dora disse...

ai Ju que coisa boa esse post, tudo que as mamis mais precisam partilhar,rsrsrs....

Milka disse...

muito bom o post ju, vou guardar as dicas do desfralde da clarinha pra não errar com a Luiza.

beijus pra vcs..
Ah,já voltei pro meu blog antigo

Marta Benicá disse...

Oi Juliana, obrigada pela visita. Que bom que gostou das receitas, pode testar, você não vai se arrepender. Eu fiz todas as receitas e só posto se ficarem boas. Meu marido e filho são os degustadores. Olha dê um beijinho na sua Clara por mim, ela é muito lindinha e fofa. Qualquer hora postarei uma foto do meu filho pra vc conhecer, ele tem uma mancha linda no rosto. Boa noite e fiquem todos com Deus, abraço.

Giovanna Cresceu!!! disse...

Queridona, obrigada por contar sobre o livro. Gi dorme a noite toda há mto tempo, mas demora muuuuito pra dormir...em média 1 hora! Dou um remedinho homeopático, mas nem isso ajuda. Ela só dorme rápido qdo não tira a soneca da tarde. Já testei diminuir a qtd de tempo da soneca (agora só deixo dormir por 1 hora), mas mesmo assim ela demora a dormir. Engraçado que na soneca diurna ela dorme rapidinho.

Enfim, vou dar uma lida novamente nos posts sobre sua mesma luta com a Clarinha e unir tudo pra ver se encontro uma solução...rs.

Ah, meu e-mail é nandajoey@yahoo.com.br

Me diz qual o seu pra eu mandar o convite!

Bjão pra vcs.

Jacke Gense disse...

É tão bom quando eles finalmente largam das fraldas... um alívio para eles e para o nosso bolso..rss
bjs