sábado, 24 de julho de 2010

Linhas de Ensino: Como Escolher a Melhor Escola Para Seu Filho?

Como no início do ano Clara vai entrar numa escolinha, já estou desde agora buscando a melhor opção para ela. O melhor não significa o único melhor, mas o que se encaixa nas minhas concepções de um bom ensino. Busco uma escola que estimule a criatividade e raciocínio, a liberdade de expressão em suas variadas formas, professores que ajudem na construção de um caráter positivo, pois esta é a fase dos profundos aprendizados. Pintura, arte, música, ciência, experimentos e espontaneidade. Nessa fase que a Clara está, acho fundamental explorar o lado criativo e aprimorar as habilidades dela, para novas descobertas e a criação de opiniões individuais, devendo ser discutidas da melhor forma possível.
Numa fase mais adiante (bem mais), procurarei algo que aumente o raciocínio da forma mais lógica e direcionada para os estudos, para que ela tenha um melhor aproveitamento das disciplinas; uma escola mais rígida.

Então, fui buscar opiniões e textos que me ajudassem a entender cada metodologia de ensino que uma escola adota ao ser criada. Gsotei muito da forma Waldorf e também da Construtivista, mas confesso que ando com um  certo receio em não encontrá-las por aqui onde moro... Waldorf é uma forma de estudo mais lúdico e sem rigidez nas primeiras fases da criança e a Construtivista expõe uma maneira interessante de experimentar para poder aprender.
Eu li alguma coisa a respeito quando eu fazia Biologia lá na UNICAP em Recife e tive uma matéria de Pedagogia. Mas não lembro mais as diferentes linhas de ensino.
Quero compartilhar com vocês, já que buscam o mesmo que eu agora: A melhor escolha de escola !


Leiam, vale a pena!
LINHAS DE ENSINO

3 comentários:

Geovana disse...

oi querida nossa fazia um tempinho que não vinha aqui, mas agora vou retomar minhas visitas,eu tambem tenho 2 blog e não estava consiguindo conciliar os dois, nossa muita gente pra mim visitar hehehe, entao decidi ficar com os dos filhotes kkkk...
sobre teu post de hoje, o meu filhote ja esta na escola, ele esta com 7 anos quase 8..esta numa escola publica, mas muito boa, é pequena, gostei, ele esta na 2ano da 9°serie..., como meu marido é militar quero coloca-lo no colegio militar, mas ele so vai poder estudar la quando tiver 10 anos, entao por enquanto ta otimo nesta escola, depois vem os gastos que não são poucos hehehe...
Tem que ver bem a escola, eu preferi essa, porque é perto de casa e é pequena, acho melhor assim...bjs a Clara ta muito linda, parabens pelo sorteio.

Bia disse...

Oi Ju.. acho que a escola nesses métodos é legal pra maternal, mas depois que se começa a 1ª série acho importante o mínimo de disciplina e regras, coisa que uma escola nesses termos não possui. Eles levam a vontade da criança acima de tudo, não tendo provas formais e algumas nem tem repetência, a criança passa independente do que aprendeu. Não acho que seja bem por aí. Mas pra maternal, q é o caso da Clarinha, pode ser bem interessante. =)

Beijoo

Giovanna Cresceu!!! disse...

Pois é, amiga. Essas duas metadologias que vc citou até aqui onde moro são mais difíceis de achar e têm a mensalidade muito mais "salgada". A da Gi é o ensino tradicional.
Bjs.