quinta-feira, 4 de março de 2010

Clarinha e sua alimentação..

Eu sou muito criticada por algumas pessoas por estimular uma alimentação saudável em Clara. Apesar de esbanjar nas horas das refeições muitas verduras e legumes,Clara não se interessa por eles; é uma pena, mas não forço, ela terá seu momento de curiosidade.

De uns dias pra cá ela voltou a comer super bem, raspando os pratos, mas sei que é só mais um dente aparecer que ela pára de comer e fica extremamente irritada. Falando nisso, a ex-coelha já tem agora 10 dentinhos.

Pois bem, as críticas aparecem quando o assunto é doce, refrigerante ou açúcar. Mas já me acalmei porque mãe é criticada de qualquer forma, seja proibindo seja liberando, então continuo firme nas minhas decisões que não estão erradas, pelo menos pra mim e pro meu marido.

Não dou biscoito recheado, não dou refrigerante, não dou sucos com açúcar, só se for de limão. Os doces, conto nos dedos de uma mão quantos ela já comeu; na páscoa alguns pedaçinhos de chocolates e no aniversário dela, alguns docinhos, acho que só. Aí escuto agulhadas de todo lado, que estou reprimindo, proibindo, escondendo e blá,blá,blá...
Acontece que eu sei oque está por trás do recheio de biscoitos lindos e coloridos, sei oque está por trás de sucos com super corantes, balas deliciosamente perigosas ... E além do mais, nas famílias, dos dois lados, existem pessoas diabéticas, e eu não sei que o gene descendente está "acordado" ou "dormindo" em Clara, então vou sim protegê-la dessas coisas enquanto eu puder.
No dia que  ela tiver poder de decidir oque quer comer, nodia que ela for pra um aniversário e quiser comer, não vou poder proibir como hoje posso, mas ela vai saber que aquilo não faz tão bem pra saúde. Pode ser que ela ache isso errado e coma sem culpa, mas a minha parte eu estou fazendo e adiando essas coisitas na vida dela.

Um resultado surpreendente disso, é ela não comer o recheio de biscoito. Lá em Natal fomos visitar amigos e deram pra ela sem que eu visse, um biscoito desses, na hora que vi, já estava feito o negócio e ficaria chato tirar dela, mas pra minha surpresa, ela abriu e retirou a melecona que ela tem nojo kkkk, e comeu só o biscoito. Me deixou orgulhosa..rsrsrs
Outro dia, deram também chocolate, mas ela lambeu um pouco e logo depois me entregou, também pra minha surpresa. Isso é hábito.

Ela adora biscoitos integrais riquíssimos em fibras, proteínas e vitaminas, adora barrinhas de cereais sem aquele chocolate, adora sucos de soja,  de laranja e manga sem açúcar, come pão integral como se fosse biscoito de chocolate. Adora bolo de cenoura... Então porque me criticar tanto, se eu estou incentivando o melhor pra ela, né?

Só lamento ela não gostar ainda de legumes e verduras, nem macarrão ela come também. Mas crescendo, vou ensinando e dando o exemplo...acho que é assim..rsrs Ou entao ela não gosta mesmo.rsrsrs

Pois bem...
Hoje ainda volto com fotos e as presepadas dela..rsrsrs
Beijocas

12 comentários:

Danny disse...

Eu admiro a sua atitude, confesso que até tentei mas a Nathalia descobriu cedo as gostosuras que nos fazem tão mal, mesmo assim ela não gosta muito de refrigerante, prefere água, e não come doces nem bolachas recheada, o negócio dela é salgadinhos e iogurtes.
Mas ela come super bem verduras e legumes e também come salada, graças a Deus.
Parabéns por ensinar a florzinha a comer bem e do melhor.
Bjs!

Adriana disse...

Esse negócio de alimentação nos tira do sério né?? Não sei se vc chegou a ler, mas a Juju teve catapora há quase 1 mês atrás, menina, ela não comia NADA, emagreceu 1 quilo e eu torcia pra ela comer até bolachinha recheada que fosse, hahahahahahah.
Bom, na escolinha todo o cardápio é feito por uma nutricionista, então lá ela come super bem, maaaaaaas tem o dia do aniversario que as guloseimas são liberadas, brigadeiro, cachorro quente, guarana....fica inivitavel. Em casa evito dar bolachinha recheada, mas ela adora um guarana......
bom, eu procuro não ser muito neurotica, o importante é que ela esteja saudável e feliz!!
beijão

mamãe polvo disse...

Parabéns pela atitude!!! Também quero fazer isso!
Ah, queremos fotos da Clarinha!!!

Bjus Mirella e Lulu!

Miguel...Presente de Deus disse...

Poxa Ju como admiro sua atitude, eu acho super bacana essa alimentação da Clarinha,eu infelizmente não consegui manter esse ritmo,porque tive que trabalhar e Miguel ficou rodeado de pessoas que só oferecem guloseimas e refrigerante,aff...isso me preocupa também, como eu queria que ele comece essas coisas saudaveis. Não ligue para o que as pessoas falam, você está certissima e agente sabe o que é melhor para nossos filhos.
Beijão pra vcs...

Carla e Miguel

Marcella disse...

Oi Ju.. acho que vc ta certinha.. enquanto der para voce fazer as melhores escolhas dela, o faça.. porque voce n esta fazendo nada de mal... e quando ela crescer, se ela for comer bobeira, pelo menos vai ser conciente e nem vai tá entupida de boibeiras acumuladas a mais tempo..
Bjoo

Ale Ribeiro disse...

Eita Super Mãe! Acho que vc está certíssima! Eu concordo que seja hábito, meu irmao quando era pequeno teve anemia, e o medico proibiu de comer doces, hoje em dia, ele nem é chegado mto neles, o que é bom, eu acho, porque eu sou viciada!! Rsrs
... Então quer dizer que ela já tem 10 dentinhos? Uauuu rs
Bjs

Si Collet disse...

concordo com você Jú.. a Bia adora biscoitos tipo cook sabe? ricos em fibras tudo mais.. não acho q a gente esteja reprimindo elas ao no darmos refris, doces em exagero etc.. apenas adiamos o contato com esses alimentos.. pq é inevitável numa sociedade cmo a nossa, culturalmente, com a midia fazendo tannnta propaganda errada.. ahh e quem critica é pq nao consegue mudar a propria alimentação..

Motivo Para Sorrir disse...

Também não dou pra estas coisas pra Sara não, mas ela gosta de doce, chocolate, mas evito , já que ela vive com diarréia, ela não gosta de refri não que eu dê mas dão de curiosidade pra ela e ela faz cara feia (a mãe come e mede todas estas coisas) mas enquanto tiver comigo vou evitar, na creche sei que só dão coisas saudáveis, ela já têm tendência pra engordar já pensou comendo mais doces? Ave Maria.

Bia disse...

Eu já tive essa política de não dar nada, agora eu dou de tudo com moderação. O Nicolas come todos os legumes e verduras numa boa e ama sucos de qualquer coisa.. e também come as besteirinhas (bolachas, bolos, sorvetes). Acho que essas delícias fazem parte da infância, mas cada mãe sabe o que é melhor pros filhos, claro. =)

Eu só não dou refrigerante, mas é trauma por causa das cólicas q ele teve até muito tarde, tenho medo dos gases.. rsrs. Mas já deram e ele não gostou muito.

Beijoo

Adriana disse...

A Giulia tomou bastante sustagem kids enquanto estava com catapora...depois eu parei de dar. Olha, a Juju tb não come verdura pura se eu por no prato viu? então eu corto beeeeeeeeem picadinho e misturo bem no feijão, por enquanto tem dado certo!! hehehehehe
bj

Luna disse...

Oi Ju, estava com saudade de vocês!
Eu bem que tentei seguir essa linha com relação à alimentação do Felipe, mas não consegui, rs Sou viciada em doces e ele puxou pra mim, não dá bola pra refrigerantes mas não pode ver um chocolate. O que eu faço é deixar esses guloseimas pra datas especiais como aniversários ou passeios. Eu admiro muito a sua firmeza e ningué tem que dar palpites nas suas decisões, cada mãe faz aquilo que acredita que é melhor para o seu filho.

Bjinhos pra vcs.

Luna e Felipe

Camila Marinho disse...

Ju, é impressionante como me identifico com você. Em vários aspectos: ser dura e brava para impor limites e até na questão das guloseimas. Samuel tbm não come doces, pirulito, balas, chocolate, açucar, nada disso. A primeira vez que dei um danoninho foi em janeiro deste ano, em BH. Sei que não posso proibir, ou melhor, evitar, por muito tempo. Mas para quê oferecer essas guloseimas tão cedo??? Eles vão ter a vida inteira para comer isso. Sou "chata" mesmo. Acho que você também! Bjos