terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Esse Tal Desfralde...

Algumas meninas já haviam me perguntado se eu já iniciei o desfralde na Clara. Até ontem não. Acho que ela não estava no clima, não tinha idéia da diferença do xixi e cocô e nem quando iria fazê-los, então achava que não era a hora, ela não me mostrava sinais de que queria sair das fraldas. Respeitei, cada bebê tem sua fase, seu momento.

Há dias que ela vem me mostrando qeu faz xixi sempre antes do banho, no box do banheiro, então pelo menos o xixi ela sabia quem era. O cocô ela descobriu da forma mais cômica; um dia foi tomar banho e se espremeu e o dito cujo saiu alí mesmo, no box. Que coisa mais feia!!! Horrível, fedorenta e grande! Mas, vou poupar-lhes os detalhes, se é que não falei tudo já..rsrs
Aquele treco escorregou facilmente e quado Clara olhou pra ele, deu um pulo de pavor, um grito de desespero e começou a dizer que era "bicho!!!!Bicchhhhhhoo!" Quase ficou sem tomar banho, não queria ficar no mesmo ambiente que ele esperta... Sobrou pra mim lógico, limpar aquele negócio lá, mas antes, fiz festa, bati palmas e apresentei seu colega super íntimo, literalmente. Mas ela não quis papo, se agarrou na minha cintura e tomou banho no meu colo, olhando pra baixo pra ver se ele não estava se escondendo, ou coisa parecida.

Pois bem, depois desse episódio, tenho certeza que ela vai pular de pavor novamente quando fizer no peniquinho, mas fazer oque né.. Até Sandy, a cantora delicada e meiga, faz coisa parecida ou pior e mais fedorenta, então é normal, benhê...

Então que eu comprei o peniquinho super fofo do Pooh, amarelinho como eua doro, assim como tudo dela do enxoval foi...tinha rosa da minnie, mas o amarelo me chama...rsrs

Ela adorou a novidade, colocou o peniquinho que vem dentro, na cabeça e ficou dizendo que era "pepéu", levou o treco pra todo canto da casa, sentou, namorou, beijou o Pooh...Mas não quis fazer xixi nem nada...Era pura diversão...E agora, Jisuis???
Vou ler por aí os posts das mamães que já iniciaram esse processo muito loco de desfralde... Como dizer pra esses pequeninos rebeldes sem calça causa, que xixi e cocô tem que ir pro peniquinho??
Vamos lar, paciência e dia após dia!
Beijos!

17 comentários:

Priscila Sant'Anna disse...

Jú!

Não convida de novo que nós vamos fazer um tour por aê! Visse?

Pena ser tão lonnnnnnnnnge...mas deve ser lindo..com certeza. Tu sempre nos brinda com fotinhos super legais que a vontade de conhecer essa região aumenta a cada dia.

Sobre o penico aqui aconteceu parecido com o que houve com a Clarinha. Ainda tenho que contar no blog. Meu pai deu um penico para Bia quanto fomos lá no sul agora...mas ela ainda não assimilou que é pra fazer nele, ou tem medo não sei. Encara o penico como brinquedo mesmo. Até eu já fiz xixi no penico, mas até agora nada. Acho que ainda não chegou a hora...e ficar forçando também não vou. Eu falo somente. Cada coisa a seu tempo né? Acho que o principal a gente já faz: explica, apresenta o penico, o resto é com as nossas princesas!

Beijos,
Pri e Bia*:*

Mãe do Pitoco disse...

Ju, acabei de fazer um outro post sobre o desfralde de Pitos. Aqui em casa está sendo bem tranquilo, em menos de uma semana ele já assimilou que deve pedir para fazer xixi e já está fazendo lá no peniquinho, que é igual ao de Clara, só que o dele é do Mickey. Os sinais de amadurecimento e curiosidade da Clara são parecidos com os de Pitos. Vale a pena tentar e, se perceber que ela não se sente à vontade, ir recuando conforme for necessário. Beijocas nas duas e boa sorte!

Deisielle disse...

Amiga..o negocio é não estressar, não apressar..
a Clara agora já entende bem, e já avisa que vai fazer xixi, e o cocô. Só que eu ainda não tive coragem ( vontade) de tirar as fraldas dela, acho q ela ainda tá nova, que pode esperar ela entender mais as coisas, assimilar melhor. Por que sei q pra isso eu devo me dedicar uns dias, e agora ainda não tô c/ tempo pra fazer isso!

Mais eu já deixo ela de calcinha quase todo dia, mais tem horas q ela faz no chão mesmo, e só corre até a gente e e mostra a a obra de arte dela, aonde ela o fez.!!

Mais acho q só c/ 2 anos que vou desfraldar ela.

Beijocas

Danny disse...

Oi amiga, essa fase do desfralde dá até uma preguiça, só de pensar, rs.
Desfraldei a Nathalia com 02 anos, teve muito xixi na calça até ela se acostumar e hoje não usa nem pra dormir, mas o cocô foi um pesadelo até 01 mês atrás, agora é que nos livramos de vez da fralda do cocô, lê lá no blog que postei 03 vezes sobre o desfralde.
Só te aconselho a ter muuuuuuita paciência, tem criança que sai mais fácil e é bem tranquilo e tem outras que é um pouquinho mais complicadinhas, mas todas saem, ninguém faz xixi e cocô na fralda o resto da vida, rs.
Bjs e Boa Sorte!

Valquíria disse...

Ju, toda vez que vou fazer xixi no vaso chamo o Gui para dar "tchau" pro xixi, abaixo as calças e vou falando pra ele como funciona, depoispego ele no colo para ver o que eu fiz e nós dois juntos demos tchau pro xixi na hora da descarga, então como sei que de manhã e antes do banho ele faz coco digo: "Filho, vamos dar tchau pro xixi"? e ele vem correndo o que pega ai é o tal do tchau entendeu?O barulho da descarga é por isso que o redutor de assento deu tão certo!beijos boa sorte pra nós mamães de 1° vijame nessa nova empreitada, né?!
Val e Gui

Ale Ribeiro disse...

kkkkk ri mto lendo o episódio do coco!! To rindo até agora rs
bjs

Kelly - Retrato de Mulher disse...

Ai, esse momento da tanta insegurança na gente né ?!
Eu fiquei em panico no começo, pois não sabia por onde começar apesar de ter certeza que ele estava pronto para sair das fraldas, agora que passou, e que no final deu tudo certo, percebi que nem foi tão dificil assim. Claro que precisa de muuuuuuuuuuuita paciencia, e muita psicologia, o tchau xixi, tchau cocô é basico, e eles adoram.
O negocio com o penico nao deu muito certo com o Matheus, servia pra tudo menos para fazer as necessidades. O desfralde só deu certo mesmo quando comprei o redutor, e ai foi só alegria.
Acho que pra você vai ser facil tbm... porque além da Clarinha ser muito esperta sua região é bastante quente, e ela vai adorar a liberdade e ficar so de calcinha... Já pensou como ela vai adorar ficar fresquinha sem fraldas ?!!!
Ela vai é te agradecer !!! rsrsrsrs

Bom, lá no meu blog tem toda a saga... fique a vontade !

Bjusssss e Boa Sorte !!!!

Tenikey disse...

haha, adorei o post, não sei quantos anos a Clara tem, mas deve ser mais velha que a minha Cecília. E minha avó ta aqui em casa e qr por tudo tirar a cecília das fraldas (ela acabou de completar 1 ano e minha vó tem 73 e nao sou eu com 26 que vou reclamar né). Mas enfim Cecília "ganhou" um redutor de privada e agora sempre q dá ou ela qr, ela faz o xixi e o coco no penico, e quando ela faz fazemos aquela festa.
mas qnd não dá o xixi vai pro chao mesmo.

esplica pra clara tudo q acontece, faz brincadeira e canta,assim ela vai gostar mais..
rsrs
boa sorte

tenikey

Jaqueline disse...

Ahh,a Dudinha tem 1 ano e 1 mês, a fase do desfralde acredito eu que ainda ta um pouco longe... mas já to ficando por dentro do assunto... não deve ser fácil mesmo... =)

Grande Beijo

Márcia disse...

já comecei com o pinico com o Tiago ha uns 2 meses, porem é muito gradual.
A coisa funciona de vez em quando claro. Comecei a deixar ele fazer xixi sem fralda para ele ver o que saia do pipi (acredita q aqui em Portugal pipi é o da menina??? haha).Dai ele via o xixi saindo e achou graça. Desde pequeno mostrava o coco da fralda para ele e dizia olha é o coco.. obaaaaaa
e fazia uma festa. hehehe piscologia moderna. hehee
isso tudo é para que eles tenham uma boa associação a estas coisas "nojentas" de uma forma natural.
Coloquei um dia o pinico para ele sentar na hora que eu sabia que ele ia fazer xixi (tipo antes do banho, depois de beber agua,de manha quando acorda, ou vai dormir). No 1º dia nada aconteceu, ele levantada e sentava . no 2º dia acabou por fazer o xixi e dai fiz aquela festaaaaa, pulei, fiz cara de boba, etc. rsrsrsr. ele achou muita graça e agora se ele tem vontade quando e eu coloco o pinico ele faz e ja sabe o que é apra fazer la. WQuanto ao coco ele agora começou a perceber que se fz coco tambem sentado...mas ainda nao fez nenhum.
tenta ir por ai: coloca ela no banheiro sem fralda e deixa ela fazer o xixi mesmo q nas pernas.rs dai quando ela fizer vc pula de alegri, apresenta o xixi p ela e tal...pode tambem mostrar para ela quando vc vai ao banheiro e faz xixi sentada. depois apresenta o pinico nesses momentos q te falei e distrai-a conversando algo do interesse dela. se ela fizer o xixi, faça ela despejar o xixi no vaso, falar tchau p o xixi...vai ver que eles começam por achar graça....
Agora a parte dele me chamar para fazer o xixi ainda acho q esta longe, mas tb pode acontecer de repente, cada criança aje diferente ne?
Beijocaaaaaaaaaaa

Fernanda disse...

Hahahaha...só vc mesmo, Ju. Me acabei de rir com o nojo da Clarinha ao ver o "bicho"...kkkk.
Bem, eu ainda não comecei o desfralde. Primeiro pq a Gi não tem horário certo pra fazer as necessidades, segundo pq ela vai começar logo na escola e lá eles disseram que vão ajudar nesse "departamento" e terceiro pq ainda não comprei um penico, mas pretendo resolver isso em breve...rs.
A pediatra da Gi diz que a criança só tem controle mesmo depois dos 2 anos, então não esquenta...ainda tá cedo pra se preocupar com isso.
Bjão.
Nanda
sonhorealizado.wordpress.com

Renata disse...

Nem me fale, menina...

Helena também não tem nem noção de nada.... mas agora na escola nova a moça já mandou levar um monte de calcinhas que vão deixar ela sem fralda por lá para ela aprender...

Então acho que vou comprar um peniquinho também - kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

BEijos

Denise disse...

Oi, já estou começando a me preparar...ainda nem sei como começar com a Elisa aiaiaiai...

Dia desses ela fez um cocozão no box, mas a guria só faltou pegar o negócio pra brincar, fez a maior festa. tive que tirar ela rapidinho pra poder limpar.

Vou te acompanhar para pegar umas dicas.

Boa sorte com a Clarinha.
bjs!

Denise disse...

Oi, já estou começando a me preparar...ainda nem sei como começar com a Elisa aiaiaiai...

Dia desses ela fez um cocozão no box, mas a guria só faltou pegar o negócio pra brincar, fez a maior festa. tive que tirar ela rapidinho pra poder limpar.

Vou te acompanhar para pegar umas dicas.

Boa sorte com a Clarinha.
bjs!

*CaRoL* disse...

Oi Júúúúúúúúúúúúú, muito, muito obrigada mesmo pelo carinho!
Então... estou com alguns quilinhos a mais do que nas fotos do casamento... mas, tudo bem! A Laura vem aí depois eu corro atrás do prejuízo! uaauhau
Agora... a Clarinha com medo do cocô... auhauha... dou risada pq ainda não é comigo, né? hehe
Beijoooos.

Bruna e Alicia disse...

Ola Ju. Obrigada pelo pela resposta sobre o desfralde. Temos que pensar que sera melhor pra eles mesmo independencia. No meu tempo crianças eram desfraldados muito cedo. Eu usei fraldas de panos imagina era otimo imaginar em ter o bumbum limpinho e sequinho do que ficar com a fralda de pano grudado no bumbum rsrs.

Alicia começou a usar o piniquinho com 4 meses ñ sei se vc se lembrar de quando o papai comprou o piniquinho. tenho ate fotos disse. Mas ñ foi rotineiro e ai Alicia se acustumou com a fralda e se esconde quando quer fazer coco. Ela estar com 17 meses e o coco ela faz no pinico e se deixa ela sozinha ela pega com as mão kkkkkkkkkkkkkk. Agora xixi vou teinar quando chegar o verão. Seja o que Deus quiser. Boa sorte pra nos mamâes.

Clarinha ñ tenha medo do coco, todos fazem a te a mamãe e o papai rsrs.

bjs

Bruna & Alicia & Bebe

Sammy disse...

Oi ju, mais aqui tambem está no mesmo jeito, como ela não sentava no penico nem por decreto, compramos a tampa de criança para o vaso, porqueelave agente lá então, poderia ser que ela se interssa-se mais, não adiantou ela gosta de brincar masi sentar que é bom nada.....rsrsrsrs
Mais tudo tem seu tempo, e como agora ela vai começar ir para escolinha, pois arrumei um emprego, pode ser que tudo fique melhor...espero....rsrsrsrs

Beijos e boa sorte ao tambem.....