domingo, 17 de janeiro de 2010

Criança Aprende com Criança...

Clarinha esses dias recebeu a visita várias vezes da amiguinha Mariana, que nasceu um dia depois dela, e desde a barriguinha das mamães, são amigas, e também fomos visitá-la.
Percebi como é importante a presença de outra criança no dia a dia de uma. O que uma faz e a outra não sabe, ela aprende rapidinho e ensina outras coisas que a outra não sabe.; é uma troca de aprendizagem, são dias produtivos!

Clarinha como é muito sozinha, não tem contato com crianças em sua rotina, acaba tornando-se dona de suas coisas e das dos outros, vou tentando cortar, nao quero que ela seja egoísta nem antipática, quero que ela aprenda que as suas coisas podem ser emprestadas e que conversar e fazer amigos é super importante e gostoso!

Como elas duas sempre se veem, já criou-se um laço, mesmo que ainda restrito, de amizade, ela já chama "Malí!", e as duas vivem entre tapas e beijos...rsrsrs... Se uma sobe no sofá, logo olha pra outra e como num passe de mágica, ensina que aquilo é divertido e que pode fazer também...e lá se vão, as duas escaladoras. Clarinha em um vocabulário bem abrangente pra idade dela, repete tudo oq ouve e vai estimulando a Mari a falar mais também.

O engraçado é que quando a Mari vem aqui pra minha casa, ela não almoça direito, quer ficar brincando, correndo, rindo o tempo todo e quando a Clara é que vai visitá-la, ela é quem não come, fica extremamente eufórica com tanta coisa pra descobrir.

Só me preocupa esse jeito bravo de ser que a Clara tem. Tá com a mania de gritar de raiva se alguma criança pega sua boneca ou qualquer coisa que seja, basta ser dela. Aí eu digo que não pode, que tem que dividir, pego a boneca e devolvo pra Mari, por exemplo. Clara fica irritada , esperneia, mas dou outra coisa pr aela e ela vai se acalmando, mas a boneca permanece com a Mari. As vezes ela nem está brincando com um certo objeto, mas se algém o pega, ela voa pra cima pra tomar, a mãe aqui tem que ser rápida e firme, se não, ela vai crescer achando que tudo é só dela e vai levar muita mordida e tapa na escolinha das outras crianças pra aprender.
Ela é doce, carinhosa, muito simpática e esperta, mas se mexer com o que é dela, ela vira bicho... Pode não né... Detesto criança egoísta!
Tá certo que a criança tem que desenvolver suas habilidades de segurança e defesa, pra que não cresça tão inocente e deixe que os outros se aproveitem de sua sensilibidade, mas não se pode estimular o excesso de tanta confiança e tanta auto estima, pois daí é que surgem o orgulho, o egoísmo e a antipatia.
Então que ela está aprendendo muito com a Mari! Descobrindo que birncar com mais alguém, é bem mais divertido, aprende-se coisas novas, palavras e brincadeiras e vai aprendendo também a dividir suas coisas.

Amanhã, elas vão se ver novamente...entre tapas e beijos.

Beijocas pra vocês!!!!!!!
Vou postar as fotos  das duas no blog dela.

4 comentários:

*CaRoL* disse...

Que bonitinha! Já entendendo o valor da amizade! Isso é muito importante mesmo! :)
Tenha uma ótima semana Ju.
Beijoooos.

Márcia disse...

pois é, tb tenho esse receio. Mas acho que toda criança passa por esta fase egoista e bruta, mas depois acho que só continua se nós não agirmos da forma certa. Acho que voce faz exatamente o correcto, intefere o momento exato em que ela está nervosa ou que pegou o brinquedo da mão da amiguinha.
Já li algo sobre isto e é isso que se deve fazer. Explicar a criança mesmo que pequena que aquilo não se faz, tirar o brinquedo e devolver caso ela tenha pego da outra, ou mesmo retira-la do local até que ela se acalme, sempre sempre falando com ela e explicando o que ela fez.
é isso ai Ju, vc tá certinha.
Já fui la ver a Clara...
Beijoooooooo

Alessandra Mulher dos olhos de Deus disse...

Oi Ju! Sua mensagem alegrou o meu dia! Suas palavras tocaram meu coração, me fez sentir especial, por ter lembrado de mim.Sua amizade e seu carinho torna minha vida muito melhor.
Muito obrigada!!
Ju tb acho muito importante as crianças conviverem com outras, realmente existem trocas de aprendizado mesmo e é muito lindo ver a alegria deles né.
Grande bjjjjj!!!

Tenikey disse...

Isso é normal, é bom deixar elas cairem nos "tapas" depois elas se entendem.. rsrs