quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Terror Noturno e Clara

Um pouco atrasada, mas vou falar agora sobre a consulta da última quinta-feira à pediatra.
Clarinha está ótima, saudável e se desenvolvendo super bem, com seus 77cm e pesando 9.600g está "serelepando" por aqui.
O causo que nos preocupamos é somente com o sono dela. É agitado, não dorme direto, acora sempre no mínimo uma vez e na maioria das vezes, é aos berros.
A pediatra passou uma receita de um remédio homeopático para tentarmos acalmar seu soninho, acho que adiantou um pouco, já que desde esse dia, ela acordou várias vezes só um.
Pois bem... a pediatra ouviu tudo que contei sobre as dormidas diurnas e noturnas e acha que Clara tem o chamado "terror noturno", quando a criança dorme muito bem de dia mas quando chega a noite, acorda com pesadelos e com a sensação de estar só e abandonada, com gritos e berros. Li que crianças que tem esse tipo de transtorno do sono, acordam assustadas e muitas vezes o colo dos pais não ajuda nos primeiros momentos. Em algumas coisas Clara se encaixa. Em 5 vezes que ela acorda de madrugada, por exemplo, 2 vezes apenas ela consegue voltar a dormir sozinha no berço comigo balançando o bumbum ou então é sede; as outras 3 vezes ela chora demais, grita, quer sair imediatamente do berço e no colo ela demora a acalmar-se.
Ela não gosta nem nunca gostou dos chamados "bichinhos de transição" que podem ser bichinhos de pelúcia, bonecos, paninhos que acompanham o bebê no berço. Não usa nem nunca usou chupeta. Esses dois detalhes não ajudam muito, eu acho. É mais fácil quando a criança na hora de dormir, já sabe que o bichinho ou o paninho que a mãe entrega, é sinal de que já está na hora de fechar os olhinhos, ou então a chupeta para "acalmar".
Li que o melhor que os pais tem a fazer nessa hora, é não falar com o bebê nem acender a luz e sim tentar acalmar acariciando apenas, sem retirar do berço e dentro de 10 minutos, ele voltará a dormir.
Porém, eu não consigo ver Clara nesse estado de pânico e não embalar no meu braço!
E oque se faz para evitar?
Li que pode ser que com alguns ajustes o bebê possa não ter mais esse tipo de transtorno do sono, como por exemplo, ver se o seu filho está dormindo o suficiente de dia, para não ficar muito cansado e o corpo descansar bastante durante a noite; outra coisa é que como esse terror nortuno acontece normalmente na metade da noite, pode-se acordar levemente o bebê com uma "desculpa", cobri-lo, trocar fralda etc., para que ele volte a dormir profundamente de novo.
Clara dorme muito bem de dia, descansa bastante. E realmente; ela tem esses choros no meião da noite ou algumas horinhas depois de dormir.

O bom é que ela está tendo uma ou duas vezes só.

As útlimas dela:
- Fala "óia" pra tudo que vê;
- Agora, água é "ábia";
- Tá dançando mais que os Backyardigans;
- Tem crises de riso falso. Isso mesmo. Ela começa a rir falso, bem alto, "ha-háááá..." várias vezes e qunato mais eu faço xixi de ri, mais ela faz...
- Tira a fralda e passeia pela casa pelada;
- Toma banho no chuveiro comigo, mas sempre passa no quarto dos brinquedos e leva algum deles pra dar banho;
- É organizada. Ela tem mania de empilhar tudo, juntar tudo, colocar tudo em algum buraco ou bacia ou qualquer coisa..rsrsrs
- Tem pavor de barulho: o nosso ARNOld, carros, motos, ônibus se eles passam perto dela...
- Faz carinho demais, demais...
- É exbida³³³... Todo lugar que vamos, ela começa a dançar , rir, "f'alar"...
- Tem 3 dentinhos...(dois e meio);
- Sempre que termina um suco, água, leite, bate palmas pra dizer que está satisfeita.

Dia 10 ficarei mais veinha!!! E dia 15 minha boneca fará 1 ano e 3 meses!!!
Beijocasssssssssssssssssssssss

9 comentários:

Adriana disse...

Adorei as "crises de riso falso" é uma figura essa Clarinha!!

Quanto ao terror noturno, o pediatra da Giulia tb suspeitou, mas quando eu contei que assim que ela me vê no meio da madrugada, sorri, bate palmas e pede colo, a teoria do pediatra foi por água a baixo...

Agora, pelo que vc relata, a Clarinha realmente acorda bem assutada, e acho que vc faz certo pegando ela no colo para tentar acalmar o pânico.

Qual a homeopatia que ela está tomando? a Giulia já tomou vaaaaaarias! hehehehe

bjs

Nanda disse...

Ai, Ju. Deve dar mesmo desespero em ver a Clarinha acordar assim. Parece terror noturno mesmo. Tomara que isso passe logo. Ela tá uma figgurinha, hein? Essa fase é mto gostosa!
Bjão.

Bia disse...

Aii q esperta sua princesa!! O Nicolas continua na mudice mesmo..

Ele tb dorme bem mal, acorda vááárias vezes por noite, mas eu coloco a chupeta e ele dorme de novo, então não me preocupo..

Beijoss

Despertar de Sensações disse...

complicado... meus bbs qd acordam chorando, raro mas jah aconteceuu, eu tb pego no colo, pois desde bbs sempre foram acostumados a dormir no escuro, qd acordam nunca os peguei nem ascendi luz...entao qd gritam dormindo eu vou la e pego no colo mesmo, pq coisa boa nao eh...e oro...depois se quiser, me passa teu email q te passo uma oraçao p esses casos...bjus

Dany disse...

Ju,
teremos festança dia 10?

Lulu e Clara estão "parecidíssimas", hoje visitamos o pediatra e ela está com77 cm e 10.100kg
Beijão

Adriana disse...

Então, mimulus é um ótimo nome para meu proximo filho!! heheheheheh
Florais a Giulia nunca tomou, só homeopatia mesmo. E estava fezendo bem, até eu parar de ir a medica e dar continuar ao tratamento
:(
que vergonha.....
Hoje mesmo vou marcar uma consulta com a homeopata, a Giulia está muito agitada a noite!

bjsssssssss

Adriana disse...

Então, mimulus é um ótimo nome para meu proximo filho!! heheheheheh
Florais a Giulia nunca tomou, só homeopatia mesmo. E estava fezendo bem, até eu parar de ir a medica e dar continuar ao tratamento
:(
que vergonha.....
Hoje mesmo vou marcar uma consulta com a homeopata, a Giulia está muito agitada a noite!

bjsssssssss

BLOG DA NANDA disse...

Meu Deus como o tempo voa neh, a Clariha já vai fazer 1 ano e 3 meses !

Tô ficando velha rsrrs

Beijão.

FF.

Márcia disse...

ai menina essas noitadas são mesmo de criar rugas.rsrs
o duro quando já está quase na hora de levantar, restando apenas alguns preciosos minutos para dormir e quando escuto um mamamamama....rsrs. dai posso levantar que nem vale a pena voltar a dormir..rsrsr
Realmente é estranho ela acordar gritando, será que não está vendo algum desenho que possa estar a deixando muito estimulada com tendencia a gritar? tenta uma experiencia de um dia ela não ver desenhos ou coisas do genero, só brincar com brinquedos, para ver se tem uma noite melhor, não custa ne??? depois me conta.
tomara que de certo.
quanto ao peso o Tiago foi ao medico antes de ontem e está com 10450 e 78 cm. pelo grafico daqui de Portugal ele não está no percentil 50. a Clara ta em qual?
beijo