quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Matéria Perfeita Sobre o Sono

É difícil eu postar 2 vezes no mesmo dia, mas essa matéria está tão perfeita que tenho que compartilhá-la com vocês. Lendo as perguntas e respostas, tive a certeza de que faço tudo certinho com a Clarinha e que realmente preciso levá-la a um especialista, pois pode mesmo ser o Terror Nortuno.
Lembrando que, apesar de regras e dicas de rotinas etc, cada bebê tem suas vontades e próprias rotinas.
Vale a pena ler, mas se achar cansativo, procure um tópico que mais se encaixa no seu caso. Mas não esqueçam do post anterior..rsrsrs
BEijos!
Outra matéria interessante é: Genética pode influenciar o sono do bebê (http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI25691-15161,00-SONO+DA+CRIANCA+GENETICA+PODE+SER+RESPONSAVEL+POR+PROBLEMAS+NA+HORA+DE+DORM.html)

**************
O link: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI78688-15161,00.html - Revista Crescer.

50 respostas sobre o sono
Especialistas respondem às principais dúvidas dos pais
Malu Echeverria e Thais Lazzeri

Dormir sozinho:
1. Minha filha não dorme sozinha. Tenho de niná-la até pegar no sono. O que faço? Mariana Alves Felipe, Belo Horizonte, MG
Muitos pais, quando a criança é pequena, a pegam no colo para dormir. Depois querem que ela durma no berço. Só que ela já se acostumou com o colo. Para ajudar, fique ao lado do berço na hora dela dormir, mas vá reduzindo sua presença no quarto. Com o tempo, ela vai se sentir segura e dormirá sozinha.
2. Até quando é possível ensinar um bebê a dormir sozinho? Érica Imanishi, São Paulo Sempre é possível, mas quanto mais cedo, melhor. O mais indicado é deitar o bebê ainda sonolento no berço para que ele adormeça sozinho.
3. Meu filho de 8 meses só dorme no colo dos pais, se estivermos em pé e cantando... Nádia Dalla Bin, Santos, SP
Se acostumar-se a dormir no colo, a criança só vai adormecer assim. Quando ela tem poucos meses, os pais dão conta. O que já não é fácil com uma criança de 3 anos, por exemplo. Por isso, desde já, ensine-o a dormir sozinho, no berço.

Dormir com os pais:
4. Meu filho ainda dorme comigo. Não consigo fazer diferente, por insegurança. Lucimara Pereira Borda, Uruguaiana, RS
Resolva a culpa: ele vai passar a noite bem sem você! Se preciso, por uns dias, fique no quarto dele até ele adormecer.
5. O problema não é a minha filha, sou eu! Não consigo deixá-la dormir só, é como se abandonasse meu bebê. O que eu faço? Erika Pinheiro, São João de Meriti, RJ
Sua filha não vai gostar menos dos pais por ter de dormir no próprio quarto. Ao contrário, é saudável que aprenda a gostar do espaço que foi projetado para ela. Se o seu quarto for longe, uma babá eletrônica vai ajudá-la a ouvir tudo.
6. Meus filhos dormiam no quarto deles. Mas foi só trocar os berços por camas que eles passaram a vir para o meu quarto. Taciane Soares, Goiânia, GO
As crianças costumam despertar de duas a seis vezes ao longo da noite. O normal é que voltem a dormir em seguida. Mas, se não têm um bom sono, acordam de vez. Como a cama dá liberdade, buscam os pais. O ideal é levá-los de volta para o quarto deles.
7. É possível determinar a hora de dormir de uma criança de 2 anos? Patrícia Aguiar, Goiânia, GO
Claro! Se os pais criarem uma rotina de sono, ela vai aprender a seguí-la. Até os 3 meses, o bebê dorme entre 16 e 20 horas. Veja a quantia mínima de horas por idade:
8. Hoje em dia, muitos pais compartilham a cama com os filhos. Isso faz bem? Adriana Nunes, São Paulo, SP
A maioria dos pediatras é contra. Os argumentos são plausíveis: as crianças têm os movimentos reduzidos, os adultos podem cair por cima delas e elas tendem a ficar dependentes. Mas alguns garantem que é benéfico a todos. Você decide.
9. Muitas vezes, aqui em casa, um dos dois acaba saindo do quarto para dar lugar às crianças. Será que essa cama tem ímã? Andréia Vazzoler, Cariacica, ES
Crianças têm saudade dos pais, por isso, querem dormir com eles. Quando não cabe, algum dos pais sai. Para o casal, além do sono prejudicado, a presença delas reduz a privacidade.
10. Nos primeiros dias de vida, é necessário que o bebê durma no quarto dos pais? Há risco de morte súbita? Isabella Nogueira, Belo Horizonte, MG Não.
A síndrome da morte súbita, enfermidade sem causa específica em que o bebê morre durante o sono, não está relacionada a dormir com os pais. E recém-nascidos podem dormir em seus próprios berços. Mas deixar o bebê no quarto do casal dá mais segurança, no início. Só não é recomendado que isso ultrapasse o terceiro mês.

Posição para dormir:
11. Qual a ideal para o bebê dormir? Michele Leles, Guarulhos, SP
A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os bebês deitem de costas, o que reduz a chance da síndrome da morte súbita. Nos países latinos, criou-se o hábito de deitar o bebê de lado. Embora não tão perigoso quanto de bruços, a posição também aumenta os riscos.
Refluxo:
12. Como fazer para que um bebê com refluxo durma bem, além da medicação e da cabeceira elevada? Tatiane Costa Leite, Itajubá, MG
As medidas que você tomou já deveriam surtir algum efeito. Converse com o pediatra e veja se pode trocar o remédio. Outra idéia é comprar uma roupa-suspensório. É como um shorts com duas alças largas, que você prende nas laterais do berço. Assim, ele não escorrega da cama com a cabeceira elevada. Fique tranqüila, o suspensório não incomoda e pode ser usado até o primeiro ano.

Desenvolvimento:
13. Criança cresce enquanto dorme?
Lucy Chaves, Santos, SP
Sim. É durante o sono que boa parte dos hormônios do crescimento são liberados. Por isso, elas devem dormir bem e o número de horas indicado.
S14. Quanto mais crescem, menos sono as crianças sentem? Suzana Holanda, Jaboatão dos Guararapes, PE
Sim. À medida que crescem, bebês dormem menos. Na fase de 1 a 3 anos, há uma dificuldade natural para dormir, porque estão mais agitados. O importante é manter, sempre, a rotina de sono.

Objetos que ajudam:
15. Minha filha, que completou 5 anos, ainda dorme com um ursinho. Isso é normal?
Iná Ortega, São Paulo, SP
As crianças deixam de lado o objeto de transição naturalmente. Até os 7 anos, a maioria já o abandonou. Deixe que ela encontre o tempo certo. O hábito facilita o sono e não tem contra-indicação.
16. Quando abandonar o abajur? Denise Frantz, Santa Cruz do Sul, RS
Abajur não tem contra-indicação. A luz é uma segurança para a criança, se ela acordar. A melhor é a azul, que acalma. Tire quando ela não precisar mais.
17. Meu filho, desde bebê, só dorme se mexer no meu cabelo. Como tirar esse hábito? Patrícia Gomes, Rio de Janeiro, RJ
Substitua o cabelo por algo de textura parecida, como um bicho de pelúcia ou um cobertor. Assim, quando ele acordar à noite, vai acariciá-lo e se acalmar. Mas seja paciente, pois ele leva até 15 dias para aceitar a mudança.

Chás e remédios:
18. Oferecer chás de camomila e erva-doce realmente induzem ao sono?
Aysha Carrim, Goiânia, GO
Essa crença é antiga. Mas os chás têm efeito placebo. O que acontece é que o ritual de bebê-lo é tão tranqüilo que o sono chega mais rápido. Mas, lembre-se: antes dos 6 meses, o bebê deve tomar apenas leite materno.
19. Há algum remédio que faça meu filho dormir? Janice Alves dos Santos Naves, Itumbiara, GO
Não! A não ser em casos de distúrbios do sono, apenas uma pequena minoria de crianças precisa de remédios. Mesmo assim, há restrições: a quantia é ínfima e a indicação, só por um período, determinado pelo especialista.

Irmão mais novo:
20. Estou grávida de três meses e aparentemente minha filha, de 1 ano e 11 meses, aceita a situação. Mas há duas semanas ela acorda no meio da noite assustada...
Mônica Rodrigues da Silva, João Pessoa, PB
Por mais que ela aceite a situação, a mudança não passa despercebida. Quando a criança se expressa bem, ela pode falar o que a incomoda. Se não, demonstra a irritação de outras formas. Ela sente medo que o irmão tome o seu lugar. Explique que ele terá outro espaço, e que o dela vai continuar o mesmo.

Dia pela noite:
21. Meu bebê acorda de madrugada e só volta a dormir quando o dia clareia. Ele vai para a cama às 21h. Será que estou colocando-o cedo demais para dormir? Cristiane B. da Silveira Silva, Petrópolis, RJ
Ele está dormindo na hora certa. Para evitar que troque o dia pela noite, mantenha as refeições no mesmo horário e nada de sonecas longas após o almoço. O sono da tarde não deve ultrapassar as 17h. No fim do dia, inicie o ritual do sono, preparando-o para dormir. Mas se não adiantar, fale com o pediatra.

Sono agitado:
22. Minha filha, às vezes, acorda gritando e chorando muito. Tento fazer com que ela pare, mas é difícil. O que pode ser?
Aline Brigario, Queimados, RJ
Se ela acorda chorando e chama pelos pais, pode ser pesadelo. Nesse caso, basta acalmá-la e fazê-la dormir de novo, na cama dela. Outra possibilidade é o terror noturno: ela grita apavorada, mas continua dormindo. No dia seguinte, nem lembra. Se ela apresentar esses sintomas, deve ser examinada por um especialista. Caso não seja nenhum desses casos, é provável que seja só manha.
23. Quando as crianças criam uma rotina de sono? Acontece naturalmente? Ana Amélia Ferraz, Salvador, BA
Depende dos pais. São eles que devem ensiná-la. Para começar, tente prepará-la para dormir. Desacelere depois do jantar: desligue a TV, estimule brincadeiras suaves, leia um livro. Se preferir, pouco antes do horário de dormir, dê um banho para relaxar. Depois, coloque-a no berço e espere-a adormecer. Seguindo essas medidas, ela vai dormir sozinha.

Mamada noturna:
24 Tenho uma menina de 8 meses que acorda a cada duas horas para mamar. O que fazer para ela dormir a noite inteira?
Jocimara Russi, Blumenau, SC
Em geral, após os 4 meses, a criança não precisa mais mamar de madrugada. Dê o peito por volta das 23h. Da próxima vez que ela chorar, vá até o quarto e acalme-a no berço. Não se preocupe, é pouco provável que seja fome.
25 Meu filho dorme no quarto dele desde bebê. Mas temos de deitar com ele até que adormeça. Augusto Prates, Pereira Barreto, SP
Isso acontece porque ele se acostumou a dormir com os pais por perto. Uma boa forma de ajudá-lo a pegar no sono sozinho é usar um objeto de transição, como um ursinho, e contar que ele fará companhia a noite toda.
Televisão:
26. É normal um menino de 9 anos ainda ter medo de dormir sozinho após assistir a um filme ou até mesmo a um desenho? Tânia Schad, Rio de Janeiro, RJ
Vale para adultos e crianças: filmes de drama e terror, horas antes de dormir, podem causar pânico. E aí os personagens podem mesmo invadir o quarto, pois as chances de sonhar com eles é grande! Que tal uma opção light?

Filho adotivo:
27. Tenho uma filha adotiva de 9 meses que está morando comigo há dois. Ela não dorme quase nada à noite, acorda várias vezes, chorando. O que eu faço
? Rosandira Lemos Morais, São Luís, MA
É possível que a criança tenha uma resistência por causa de seu histórico. Você pode ajudá-la sendo carinhosa e conversando. Reforce que vocês vão ficar juntas e, se for o caso, espere ela adormecer no berço nos primeiros meses. Isso vai deixá-la mais segura.

Pais separados:
28. Minha filha de 10 meses não dorme antes das 22h. O fato de passar os fins de semana na casa do pai influencia?
Jakeline Silva, São Paulo, SP
Sim, se a rotina nas duas casas for diferente. Claro que não há problema se a criança dormir tarde vez ou outra. Mas no caso de um bebê, que tem o sono mais instável, os pais devem estar atentos para que isso não o prejudique. Tente conciliar os horários nos dois lares.
29. Sou divorciada. Depois que minha filha saiu do berço, passou para a minha cama e diz que é dela... Flávia Andrade, São Paulo, SP
O ideal é que ela tenha mesmo uma cama só dela. O fato de dormirem juntas pode trazer problemas mais tarde, se você se casar novamente. Por que não incentivá-la a ser independente?

Games e computadores:
30. É verdade que não podemos deixá-los jogar no computador antes de dormir?
Liliane Ferreira, Cataguases, MG
Sim. Como a TV, games e computadores emitem estímulos sonoros e visuais, que mantêm a criança em estado de alerta. O sono chega tarde, quando ela está cansada, e não terá a qualidade necessária.

Sono de prematuro
31. Meus filhos gêmeos nasceram com 35 semanas. O sono deles, hoje com 1 ano e 8 meses, é muito agitado. Por quê? Silvia Martins, Piracicaba, SP
Os prematuros têm um padrão de sono diferente. O tempo de adaptação vai depender da idade gestacional em que o bebê nasceu e se teve alguma lesão. Problemas neurológicos, por exemplo, podem afetar o sono, também. O que é muito comum, e isso vale para qualquer criança, é a manha. Se eles percebem que, quando choram, vocês aparecem, vão fazer isso sempre. Na dúvida, um especialista pode ajudar, sim.

Soneca da tarde :
32. Há duas semanas meu bebê não dorme de dia. Pensei que com isso ele fosse dormir mais à noite, mas não aconteceu. Danielle Pontes, Recife, PE
Cada criança tem um ritmo diferente e cerca de 20% não sentem necessidade da soneca da tarde. De qualquer forma, descansar à tarde, para as que gostam, é saudável. Isso não significa que as que ficam acordadas vão ser mais agitadas.
33. Até que idade a soneca da tarde é importante? E por quanto tempo? Luciana Chaves , Brasília, DF
Crianças com até 3 anos sentem mais necessidade de dormir à tarde. Algumas precisam por mais tempo, outras não. A quantia de horas depende de cada uma. Se a soneca não atrapalhar o sono da noite, respeite o tempo dela.

Acordar cedo:
34. Como evitar que as crianças despertem tão cedo? Minhas filhas estudam à tarde, mas ficam sonolentas, pois acordam cedo.
Marcelly Diniz, Araruama, RJ Dependendo da idade, elas precisam dormir até duas vezes ao longo do dia para repor as energias, além das dez horas de sono noturno. Se não for possível adaptar o horário da escola, uma boa alternativa seria uma soneca antes do almoço.

Volta ao trabalho :
35. Comecei a trabalhar há uma semana. Minha filha de 1 ano reagiu bem, mas à noite chora. Qual o problema?
Melissa Rodrigues, Porto Alegre, RS
Pode ser a ausência da mãe. Explique para ela que você sempre vai voltar depois do trabalho e, por um tempo, vá até o quarto dela e espere que ela durma. Isso vai deixá-la segura de novo.

Sono de gêmeos:
36. Tenho filhos gêmeos, de 5 anos. Toda noite é um drama: um não deixa o outro dormir. Dá para resolver sem separá-los?
Maria Izabel de Almeida, Brasília, DF
Sim. Como em outros casos, os pais devem prepará-los para o sono. Horas antes, tente desacelerá-los. Evite qualquer tipo de estímulo, como brincar e assistir à TV. Na hora de dormir, leia um livro e se despeça. Deixe claro que é hora de descansar, não de brincar! Seja firme. Se preciso, fique por um instante.

Brincar de madrugada :
37. O que fazer quando meu filho quer brincar de madrugada?
Cibelly Carvalho, Alfenas, MG
Você tem três opções. A primeira é ter um momento para brincar com seu filho de dia, antes de dormir. Aí, você lhe explica que aquele é o momento da diversão. A segunda é acalmá-lo e esperar ao lado dele até que o sono chegue. A terceira é, vez ou outra, brincar mesmo. Mas isso não pode virar hábito!

Grude no pai :
38. Meu filho só quer dormir com o pai. Meu marido deixa ele vir para nossa cama e isso me irrita, pois atrapalha o casamento.Maria Simone lameira Lima, São Paulo, SP
É saudável que a criança goste da companhia do pai. O problema não é o seu filho, mas o pai, que permite que ele durma com vocês. Converse com seu marido e explique o quanto isso prejudica o casal. O mesmo vale quando a mãe é quem traz o filho para a cama.

Chorar até dormir :
39. Posso deixar uma criança no berço ou na cama chorando até que pegue no sono? Há pais que defendem tal medida.
Rosimeire Santos, São Paulo, SP
A criança não vai sofrer, nem ficar traumatizada. Essa prática ficou popular ao ser defendida no livro Nana, Nenê (Ed. Martins Fontes), de Eduard Stivill e Sylvia de Bejar. Pode ou não dar certo. Vai depender mais dos pais que da criança. Se você conseguir tolerar o choro dela por alguns minutos, tudo bem. Senão, tente acalmá-la sem tirá-la do berço.
40. Minha filha dorme vendo TV. Tudo bem? Alessandra Martins, São Paulo, SP
A TV é péssima para fazer criança dormir. Ela emite estímulos luminosos e sonoros, que a deixa mais ligada. Quando dorme, é de cansaço, e o sono perde a qualidade e fica agitado.
41. Meu filho de 3 meses chora para dormir. Esta noite, deixei-o no carrinho por 5 minutos, chorando. Pode ser traumático? Tereza Aguiar, por e-mail
Um bebê costuma chorar por três motivos: fralda suja, fome ou cólica. Cheque as alternativas e, se preferir, deixe-o no berço para dormir sozinho. Ele não vai ficar traumatizado por isso. Às vezes, o motivo do choro pode ser a ansiedade dos pais. Tente se acalmar, que vai dar certo.

Peito = chupeta?:
42. Minha filha só dorme mamando no peito. O que faço? Geane Arruda, Rio de Janeiro, RJ
Uma alternativa, se o pediatra concordar, seria usar uma chupeta de verdade.
43. Por que as crianças dormem no colo e, quando são colocadas no berço, acordam? Kelly Pereira, Belo Horizonte, MG
Porque foram habituadas. Além disso, no estágio inicial do sono, acordamos facilmente. Melhor deitá-las quando estiverem sonolentas, ainda acordadas.

Coberta :
44. Minha filha dorme bem, mas não gosta de ser coberta. Para compensar, coloco um pijama quente. Só que, às vezes, ela choraminga de frio. Se cobri-la, ela acorda...
Virgínia Ferreira, Goiânia, GO
Continue caprichando no pijama. Outra solução é adequar a temperatura ambiente com um aquecedor.

Deixar o berço :
45. Quando um bebê deve passar do berço para a cama?
Tatiana Barbosa, São Paulo, SP Por volta dos 2 anos, já pode dormir em cama com grade. Caso ameace pular do berço antes disso, adiante o processo.

Criança doente :
46. Meses atrás, por causa de um resfriado forte, deixei meu filho dormir na minha cama por uns dias. Agora não consigo mais fazê-lo dormir no berço...
Luciana Denardi, Ibiúna, SP
Sempre que a rotina for alterada, seja por doença ou viagem, a família deve retomá-la o quanto antes. Não faz mal que ela durma com os pais em situações assim, mas não há necessidade. Se vocês quiserem lhe dar mais atenção nesse período, fiquem no quarto dele até que adormeça ou façam um revezamento, à noite, para checar se está tudo bem.

Falar ao dormir :
47. Por que algumas crianças falam quando estão dormindo? Keli Neves, Guarulhos, SP
Acontece com os adultos também. Não é um problema, nem atrapalha o sono.

Resistência
48. Mesmo com muito sono, minha filha resiste: segura os olhos com os dedos. Ela só vai para a cama com insistência.
Jane Bekman, Jacareí, SP
É preciso criar uma rotina de sono agradável, para que ela relacione o período a algo gostoso. Além das dicas já comentadas, vocês podem falar o quanto é legal sonhar e da importância do sono para crescer, entre outras coisas positivas.
49. Por que as crianças fazem manha quando estão com sono e simplesmente não fecham os olhos e dormem? Sonia Fontana Bicci, São Paulo, SP
Elas têm de aprender a dormir — isso mesmo! Precisam de rotina, com horários bem definidos. Se são estimuladas antes de dormir, o sono demora a chegar. O ambiente tem de ser tranqüilo.

Medo:
50. Eu não consigo colocar minha filha para dormir na cama dela. Ela diz que tem fantasmas e monstros. O que faço?
Andrea de Souza, Santos, SP
Situações que as crianças vêem na TV ou vivem no dia-a-dia influenciam o sono. Descubra o que a está assustando e deixe o abajur aceso, se precisar.

Enquanto a criança dorme, o cérebro trabalha
• Nas fases 3 e 4, período de sono profundo, o hormônio do crescimento é liberado • O índice de cortisol, o hormônio do estresse, diminui no início do sono e aumenta no final, atingindo seu pico de manhã. Se a criança dorme pouco, o padrão desse hormônio é alterado e, no dia seguinte, pode ficar agressiva e desatenta • A produção de leptina ajuda a controlar a sensação de saciedade. Se dormimos pouco, produzimos menos quantidade desse hormônio, o que favorece a obesidade • Outra substância importante é a melatonina, que regula o sono. Ela depende do ciclo claro-escuro. Sua síntese aumenta à noite, na ausência de luz, daí a importância de dormirmos em um ambiente escuro

12 comentários:

Deisi disse...

Oie...

materia longa, mais mto boa, interessante mesmo.

li tudo...valeu a pena.

beijosss

Dany morais disse...

menina que post grande kkkkk
mais me encaixei direitinho na pergunta numero 5!!!!
inseguranca kkkkk ai ai..
vc hem ju..tao sabia!!!
obrigada pelas dicas!!!

Rubia Oliveira Bitencourt disse...

Amada olhe ameiii a materia!
deu um show!!!

beijoconas

Erica Hans disse...

Oi Juliana, tudo bem? Gostaria de te enviar um email mas não encontrei o seu. Pode me contatar ericahans@gmail.com ! Bjsss

Helga - Mamãe da Manu disse...

li tudo muito bacana a materia. Eu acho que o problema com a Manu é pesadelos mesmo..ela do nada chora..e agora chora dormindo..

Si Collet disse...

sempre boas dicas né Jú! o sono é um tema muiiito recorrente!!!! bjin

Tamy disse...

oieee flor passando pra conheçer seu blog adoreiiii, quando der da uma passadinha no meu...parabens pelo filhora ela é lindaaa uma fofura, da uma vontade de apertar....rsrsrs

=)


bjuxxx

Milka Moraes disse...

kkkkkkkk
nossa que grande...
mas todas as minhas dúvidas foram respondidas. Muito bom esse post, informativo e util.
bjus

Nanda disse...

Eu já tinha lido essa matéria. Adorei! Eu travo maior luta com a Gi na hora de dormir. Apesar de ela ter uma rotina, levo uns 40 minutos pra fazê-la dormir...ela fica super agitada. E só dorme no meu colo. Já tentei fazer ela dormir no berço, ficando ao lado dela, mas demorou tanto que desisti...rs. Acho tb que ela dorme pouco e mto tarde, mas vou perguntar pra pediatra dela sobre isso na próxima consulta (sempre esqueço...rs).
Bjão.

Motivo Para Sorrir disse...

Oii, vi as fotos rsrsrsrs, ficou tudo muito lindo, ADOREI A cortina de balões.Obrigada por me atender, a minha curiosidade rsrsrsrs.

Beijos

Pâmella disse...

Ótima matéria!! Adorei!!

Tyna disse...

Dicas valiosas menina!

Meu filho mesmo tem tres anos, e por muito tempo trocou o dia pela noite... Consequência dormimos o dia está clareando e acordamos por volta das duas da tarde. péssimo...


Aqui em casa moramos em cinco, meu irmçao vive fazendo churrascos e recebemos vistas quse que diarias de um amigo muito querido,mas ele sai do serviço as dez da noite, e todos nós juntos somos escandalosos... mesmo que eu resolva fazer meu filho dormir cedo quando tem gente aqui é aquela briga entre nós.. ele não desliga quer ficar na bagunça... e acaba ou dormindo e acordando novamente ou dormindo muito tarde...


Beijos querida seguirei as dicas...