segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Semana do Aleitamento Materno


Ah esse post tem um cheirinho gostoso...!
Eu AMO esse assunto e como todas aqui sabem, sou defensora fervorosa da amamentação!!!
É a coisa mais preciosa e importante que nós mamães podemos oferecer nos primeiros meses de vida de nossos filhotes.
Vamos vencer os obstáculos, os tabús, as dores e amamentar! O organismo de nossos bebês agradecem.
Aprendi que existem vários lados de uma mesma história; mães que querem e não conseguem, mães que querem e consegueme devem ser respeitadas, e mães que não querem, tem muito leite,mas não querem. Por aqui não vi ninguém assim ainda, mas já conheci.

Pois bem, essa semana é a semana mundial de amamentação, mas ainda falta muita coisa para ser explicada. Aparecer na TV só imagens lindas, mulheres com seios fartos e bebÊs sugando maravilhosamente, são sonhos que desejamos conquistar logo na primeira mamada, mas a gente sabe que na prática não é bem assim. Acho que deveriam tocar no tema de "Dificuldades na Amamentação", esse sim, pra mim é um assunto polêmico e que DEVE ser divulgado e explicado várias vezes.
As meninas da MATRICE criaram um blog especial sobre o Aleitamento Materno, muito bom, vale a pena ler. http://smam2009.wordpress.com/

Para o bloguinho Mamys Blogs, vou colocar aqui um post que fiz há umas semanas, vocÊs devem se lembrar, sobre aleitamento materno.
***
Eu sou uma defensora brava do leite materno.
Defendo com unhas e dentes esse alimento perfeito e divino que nós mães possuímos.
E fico indignada quando vejo alguns pediatras induzirem as suas pacientes a dar complemento aos seus recém-nascidos.
Ao invés de darem informação sobre o leite e sua importância e de ajudarem a nova mãe a aprender e ensinar ao seu filho como se amamenta, eles simplesmente prescrevem um leite de vaca e mandam dar porque assim "ele vai dormir melhor", " não vai acordar tanto", "vai parar de chorar"... E realmente acontece, mas não porque ele está ingerindo um leite de ótima qualidade, mas sim porque esse leite é pesado e faz com que eles durmam com a sensação de barriguinha cheia, e claro que é enriquecido com vitaminas etc.

Infelizmente a mamadeira é mais fácil de sugar, pois o bebê não faz qualquer esforço e o leite vem com facilidade, ao contrário do peito, onde ele tem que sugar e sugar e sugar pro leite descer. O que é maravilhoso para o estímulo dos músculos e desenvolvimento de suas habilidades.
Nenhum, nenhum leite se compara ao NOSSO leite. Ele é riquíssimo, forte e protege de tanta coisa que a gente não tem idéia. Além da quantidade de anticorpos que a mãe passa pro bebê durante a amamentação, anticorpos esses, que são improtantíssimos nos primeiros 6 meses de vida, onde o bebê está pré-disposto a muitas doenças. Contém também enzimas que fazem com que haja um maior estímulo de produção de seus próprios anticorpos.

O aleitamento materno exclusivo protege as crianças de:
Otites
Alergias
Vômitos
Diarreias
Pneumonias
Bronquiolites
Meningites ;entre outros.

O leite materno também é super fácil de digerir, levando de 2 á 3 horas para ser direrido por completo, por isso os bebês necessitam mamar muito. Essa fácil digestão ajuda ao bebê a não ter desconfortos abdominais, além das cólicas normais dos três meses.
A amamentação também ajuda no alinhamento dentário e formação correta dos músculos da boca.

Também uma importância imensa: Emocional. A mãe e o bebê criam um laço afetivo muito forte, e só fortalece o vínculo que o bebê tinha desde o útero. O calor da mãe, o cheiro, a voz, o toque, tudo é magicamente acolhedor pro bebê, que quer mais e mais.Contrariando muita gente e alguns médicos, o leite materno deverá ser exclusivo nos 6 primeros meses de vida do bebê. Ele contém água o suficiente e tudo oque precisamos para o crescimento e desenvolvimento saudável nessa primeira fase da vida. Não desidrata nem mata de fome nem sede a mãe que amamenta seu filho por 6 meses exclusivos, pelo contrário, o deixa longe de qualquer contaminação da água que tomamos ou sucos etc.
Acreditem, nosso leite é poderoso, limpo e rico.E como o lado emocional é forte, a mãe precisa estar relaxada, feliz, tranquila e longe de problemas e estresses para que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo também.Por isso, que a depressão pós-parto, que é comum nas mães de primeira viagem, deixando-as nervosas, tristes e se sentindo fracassadas, o leite demora mais a descer fazendo com uqe elas não consigam amamentar.

Então a importância da família, a ajuda de parentes e da equipe médica e de enfermagem nos primeiros dias é FUNDAMENTAL. Nenhuma mãe nasce sabendo amamentar e nenhum bebê nasce sabendo mamar; é uma troca de ensino-aprendizagem.Ouvimos muito falar que fulana não teve leite; o leite era fraco; o leite não desceu...
Tudo é simplesmente falta de informação vindo dos profissionais! O processo de amamentação começa ainda na gravidez, no estímulo das glândulas mamárias juntametne com os hormônios responsáveis. Portanto, um pré-natal correto é a melhor forma de inciar esse lindo processo. E não acaba no nascimento; se intensifica. As massagens circulares no peito, a forma de o bebê pegar o bico todo e a ordenha incial correta antes das primeiras mamadas são essenciais para começar a amamentação perfeitamente e sem tantas dores.
E depois que os dois tiverem acostumados e já bem familiarizados com essa nova vida, essas horas de "comidinha" serão lindas, maravihosas e vão querer sempre mais e nunca mais deixar de amamentar!
Amamentar é um gesto de amor, de carinho e proteção!E acredito muito nas mães que não puderam amamentar porque acharam que não teriam leite ou os seios ficaram doloridos e machucados! E sei que muitas delas não tiveram tanta informação e ajuda para poder amamentar.

11 comentários:

Márcia disse...

é por isso que ainda amamento o Tiago que já tem 14 meses.
achei muito bom o q vc disse sobre a tv que mostra apenas gente bonita amamentando, gente que depois que desmamar vai poder colocar o melhor silicone ou pagar a melhor clinica para por no lugar, pois amamentar não é exclusivo para pessoas de porte financeiro.
beijo

Dora disse...

af eu fico pê da vida qd essas mães dizem q não vão amamentar pra não danificar os peitos :)

Felicidade da Mamãe disse...

Nossa que esclarecedor seu post,morro de medo de não amamentar,pois as mulheres da familia são ruins de leite,mas vou me preparar pra dar esse alimento poderoso pro meu filho(a),obrigado pela informação maravilhosa,fique com Deus e boa sorte...

livia...minha princesa disse...

oie td bemm...ai ki lindo post parabens...eu amamento minha pequena...ela nao pega nada,,,mamadeira,nao come nada... e eu vo volta trabalha...
esrou axado que vou sair para poder amamentar ela...ela ta acima do peso...e do tamanho....
huahauhau
bjo kerida....

Valquíria disse...

Ju vc é um exemplo de mamãe que amamenta com amor, já te falei isso!!!Nem o serviço da casa e nem o estress do dia a dia de impediu de amamentar direitinho e até hoje a Clarinha somos prova viva disso!!!Parabéns!!!

Quem sabe eu numa proxima gestação não consiga tb conquistar este sonho, né?
beijocas

Val e Gui

Dri Viaro disse...

Passando rap-10 pra desejar uma semana abençoada
bjsss

Bruna e Alicia disse...

Oi querida. Voltamos de ferias passei para te desejar uma bela semana com muita luz. küss

Bella Melo disse...

Eu vi no JN que as regiões que mais amamentam são a Norte e Nordeste, e sabe qual é o estado que mais amamenta? Pará :P
Mas isso de só mostrar o lado bom, é verdadeiro, a tv não mostra nunca o lado ruim, mas acho que é para as mães não desistirem e fazerem como as Francesas :P. Porque se muitas mulheres amamentam, poucas crianças adoencem, é menos dinheiro investido na saúde =/.

o Ytalo em 15 meses e ainda mama e o Irto já tá com quase 2 anos, minha prima tá tentando tirar, mas ele não deixa por nada.
kkkk

Beijinhos

Mamãe da Duda disse...

Aí, como é dificil amamentar né? Mas não tem preço ver a crinha de satisfação de nossos bebês, e por ela tudo vale a pena...
Um beijo grande...
Tem selinho pra vc no meu blog com muito carinho viu
BJS

Retrato de Mulher disse...

Jú... Vc pediu pro "Povo da Mata" pra fazer aquela dancinha ?!kkkkk
Olha se vc fez isso quero te agradecer pq esse fim de semana foi de céu de brigadeiro, deu pra secar um montão de roupas kkkk
A e se nçao for abusar e nem pedir muito fala pra eles fazer isso mais vezes !!!
kkkk Agente aqui agradece. kkkk
Brincadeira viu flor !

Beijocas

Laura disse...

Eu sou defensora do aleitamento materno e é por isso k estou a amamentar o meu bebé. Não sei se foi por causa do meu leite k ele começou a ter cólicas, mas o meu pediatra diz k é normal até aos 4 meses e agora estou a dar lhe Aero OM e continuo a amamentar e ele está de perfeita saúdinha.