sexta-feira, 21 de agosto de 2009

E Assim Termina a História.

Vim contar hoje o resultado das noites de sono da Clara.
Falei aqui que eu iria dar um jeito, tentar fazê-la voltar a dormir só etc.
Acontece que resolvi aceitar o tempo dela. Vou respeitar esse apego enorme que ela tem comigo, afinal, somos só nós duas o dia inteiro.

Tudo começou quando Clarinha caiu do berço aos 10 meses aproximadamente; essa noite ela estava irritada e deu um pulo apoiando-se na proteção do berço. Morri, chorei mais que ela. Então para evitar uma nova queda, eu só deixa-a no berço quando estava dormindo e se ela desse um piu eu já estava lá. Troquei o berço pelo cercadinho, mas vocês lembram que ela passou uma semana sem dormir literalmente com saudades do berço né? Pois é. Troquei de novo, fiz mais dois furos de cada lado do berço e baixei mais ainda. Mas, depois disso, não quis mais dormir só. Acordava sem parar a noite inteira até uns dias atrás. Ia se aproximando a noite e começava a me dar um desespero em saber que todo o cansaço do dia não poderia ser compensado com sono bom, pois Clara não queria me largar.
Foram semanas e semanas assim. Então, como vocÊs também sabem, meu marido resolveu ficar acordando de madrugada........ Por uns 3 dias. rsrsrsrrs .. Não aguentou, pediu socorro. Tudo bem, ele trabalha.

Semana passada falei aqui que daria um jeito e tentei. Tentei várias formas de fazê-la dormir. ALguma coisa deu certo, pois ela está acordando uma ou duas vezes ao máximo, mas não vou mais reclamando nem choro de desespero, apenas aceitei, sei que ela um dia pára com isso. Espero. Até porque não sei oque realmetne ela sente; se é saudade, medo, pesadelo etc, etc...

No primeiro dia, deixei ela chorar. Mas de todas as outras vezes, essa foi diferente. Ela berrou demais, entrou em pânico e eu não aguentei. Fiquei um lixo sentindo o soluço de tanto chorar, no meu braço. Então no outro dia, eu comecei a ir aos poucos. Deixei no berço, quando ela percebia que eu não estava mais lá, abria o berreiro. Aí oa e balançava no bumbum, cantava, conversava e ela deitava, ficava super tranquila, mas eu não podia sair dalí; eentrava em pânico de novo, então eu ia e fazia de novo...Mas chegou uma hora que não conseguia mais ficar em pé ou agachada no berço... Aí peguei no colo e resolvi fazê-la dormir no colo.. Dormiu. Acordou uma ou duas vezes e pronto.
Nos dias seguintes resolvi aceitar que ela só consegue dormir, se estiver comigo. Como não quero levá-la pro meu quarto, pois conheço a peça e sei que ela jamais sairá de lá, faço a rotina normal e depois deixo ela adormecer no meu colo na cadeira de balanço que ela tanto ama.
Às 17 horas dou uma vitamina com leite; Às 19:00 janta, às 20:30 dou o banho com a banheira bem cheia; ela ama. Faço a massagem que ela ama também, na hora de colocar o pijaminha e dou o leitinho na cadeira, cantando mil músicas. Até os 10 meses ela já pedia pra ir pro berço depois e lá mesmo dormia, mas agora ela quer dormir no meu braço e eu estou deixando. Acorda uma ou duas vezes e pronto. Problema sendo resolvido...!

Li algo muito bacana no consultório da minha médica, na revista CRESCER, não sei a edição, mas é uma que tem uma mamãe e um bebê de lado, dormindo, a reportagem é sobre o SONO do bebê. Li uma parte onde um especialista explica que as mães normalmente desde a gravidez, tem a mania de querer ser mãe perfeita das revistas e filmes, onde controla o bebê como se fosse um robozinho perfeito e que deve também ser perfeito. Mas não é bem assim a realidade. Não existem regras, o que podem existir são apenas dicas e explicações, mas regras para criar um bebê não existe. O sono de cada um é único, o organismo de cada um é único e não adianta usar os mesmos métodos para todos os bebês; pois além deles serem diferentes, os pais são diferentes, a rotina da casa é diferente.
Portanto, deixei de lado tudo e fiz como a Dri mamãe da Giu; vou fazer minhas regrinhas e entender mais minha filhota. Claro que se tratando de educar, as coisas terão que ser mais disciplinadas e impostas mais firmemente, mas quanto ao sono e horários, vou aprender junto dela a entender o seu próprio jeitinho de querer fazer as coisas.

Então é isso Flores... Ficou pendente o término da saga do sono de CLara.rsrsrsss
E vou tentar hoje ainda colocar as fotos de CLara no bloguinho dela.

Beijos enormes e queria agradecer a todas, por sempre estar presentes navida de cada uma, sempre com opiniões, ajudas, dicas, problemas, explicações...Assim a gente aprende junto e fica mais fácil!
Beijosssssssssss

14 comentários:

Adriana disse...

Flor!! aqui as coisas foram EXATAMENTE iguais. Deixei chorar até o dia que ela se desesperou e dormiu nos meus braços soluçando...e tenho vontade de chorar ao lembrar como fui cruel em fazer isso.
Agora eu dou um banho, coloco o pijama, fazemos uma oração e ela vai pro berço, lá eu sento em uma cadeira do lado dela e fico olhando ela mamar, ela vai se amolecendo e dorme...mas eu não posso sair de perto até ela dormir, rs*. Antes, quando eu deixava ela chorando de madrugada ela acordava de manhã estressada, chorando...agora, qndo ela acorda de madrugada, vou lá, nino, fico do lado até ela dormir novamente e ela acorda super feliz de manhã. E, detalhe...essa noite ela dormiu a noite toda! uhuuu!! hahahahahaha

acho que estamos no caminho certo....tb gostei muito da matéria que postei lá no blogger

bjs e um bom finde

Dri

Kelly - Retrato de Mulher disse...

Nota 1000 pra essa mamãe ! rsrsrs
Jú... o tempo nos mostra como as coisas são simples e como agente complica tudo baseado na educação que recebemos dos nossos pais. Hoje temos muitas informações que nos ajuda a resolver um monte de apuros, mas no fundo só agente mesmo é que sabe como fazer o certo.
Você é uma super mamãe, e a Clarinha deve estar se sentindo muito mais feliz e segura agora que vc tomou essa decisão, logo, logo, vc verá o resultado positivo dessa sua atitude.

Flor... muitas beijocas pra vc e tenha um otimo final de semana.

Clara disse...

Ju desculpe pela ausencia é que estava sumida mesmo,mas estou por aqui de novo!!
beijo grande !!

Deni Brito disse...

Ain, Ju... E o Theo? Será que ele me dará trabalho?
Eu admiro muito as mães que tem fibra suficiente para ser firmes com seus filhos, eu não sei se serei assim. Isso me aflinge!
Mas não vou sofrer por antecipação, vou deixar acontecer para vê...

BEIJIIINHO...

Ah, e hj é niver da Dany. Fiz um post pra ela :D

LILIAN disse...

Oi Ju,
Concordo com a reportagem, nem todos os bebês são iguais, temos que nos adaptar e aprender com eles, pois afinal somos mães de primeira viagem, com relação ao sono, acho que é mais fácil,o problema vai começar quando for relacionado a educação, aí o bicho pega ...
bjos,
Lilian

Kicha disse...

Muito Bem ! Até que enfim se entenderam ...kkkkkkkkkkkkkkkkkk .....faz tempo que eu me conformei em acordar duas até mais vezes só pra fazer a Samy dormir outra vez . Tem dias que ela me presenteia com uma noite inteira sem interrupções , tem outras que ...Arf! Já vi que é assim mesmo né com a Clara é igualsinho né?! Se não tem jeito é melhor não se estressar , não é mesmo?

Helga - Mamãe da Manu disse...

Eitalele...não tem jeito mesmo..é assim que tem que ser..consadas ou não..esse é o nosso papel CUIDAR..eu to moida..essa semana esta sendo bem dificil para mim..mas não posso reclamar..se Deus me deu de presente uma pimentinha que chora a noite toda é pq sou capaz de dar conta não é mesmo..Vamos com fé que um dia isso passa...

Bjs amiga e bom final de semana

Márcia disse...

Ai Ju, esse tema é mesmo dificil.
To na mesma tambem. Como acostumei mal o Tiago desde que nasceu em dar o peito para ele dormir, agora com 15 meses só dorme no meio da noite com o peito!! as vezes coloca a boca e nem mama, ja dorme, mas tem que tocar no peito, incrivel.
Ele acorda umas 3 vezes ou ainda 4..rsrs
a minha sorte é que a coisa é rápida, acorda, mama no maximo 5 minutos e ja dorme...
Mas noite inteira estou ainda a espera..rsrsrs
Ainda ele dorme no meu quarto, queria colocar no dele, mas estamos com dó..rsrsr. sei que isso tem acontecer o quanto antes, mas....
beijinho e bom final de semana

Valquíria disse...

Tá certissíma Ju!!! Cada bebê tem seu tempo e nós mamães devemos respeitar. O meu Gui por exemplo só adormece sentindo nosso calorzinho na cama, depois de uma pequena mamada e de um banho bem quentinho quando ele pega de verdade no sono o colocamos no berço e pronto ele dorme feito um anjo, só dá uns 2 resmungos durante a noite mas coloco a chupeta e pronto ele volta a domir rapidinho!É isso, temos que nos adequar a eles, vc está de parabéns!!!
beijos
Val e Gui

Si Collet disse...

ei jú!! adorei esse post.. um dos preferidos até agora!! o sono é um tema q eu me intereso muiiiito! sei o quanto complicado é lidar com isso, sono, bebê, crianças.. adoro seu cantinho.. e vejo vc uma super mãe! então tem selinho pra vc no meu blog!! bjocas pra vc e pra clara

Taty disse...

flor um bom final de semana bjs para vc e a Clarinha

Dany disse...

Ju,
Lulu só dorme ninada no colo!
bj

Luna disse...

Ju,
O Felipe dorme sozinho no berço faz muito tempo, mas tem dias que tá mais agitado, aí coloco ele na nossa cama, ele adormece rapidinho e volta pro berço... cabe a gente sentir o que realmente eles necessitam e realmente não tem receita, cada bebê é de um jeito.

Bjinhos e bomfim de semana.
Lu e Felipe

Bia disse...

Ixii, meu problema tb.. o Nicolas dorme sozinho no berço muito bem, mas tem noites q chega a acordar 5 ou 6 vezes.. a sorte é q é só eu colocar a chupeta e ele dorme de novo. Mas ainda estou à espera de noites de sono decentes.. hehe

Beijinhoss