quinta-feira, 9 de julho de 2009

Os Primeiros 3 Meses


O assunto de hoje é comum entre grávidas e mamães; aqueles tais três primeiros meses.
Engraçado como sempre o primeiro trimestre é o mais difícil e o mais dolorido; gravidez ou nascimento do bebê; não nos livramos dos 3 primeiros temidos meses.
Assim que sabemos da gravidez, vem a alegria, o mar de rosas, os planos, a idealização de 9 meses de pura felicidade e momentos lindos. E sentimos tudo isso e mais umas coisinhas que não estão na lista esperada. Enjoos, tonturas, desmaios, azias, dores, cólicas, pequenos sangramentos, acnes (ou não)... Coisinhas básicas. Então, nessas horas mais delicadas e sentimentais, chegam aos nossos ouvidos milhões de dicas, remédios, sugestões e algumas críticas. Logo nessa hora; onde nossos hormônios estão a ponto de nos explodir por dentro, estamos a um passo de derramar lágrimas até dormindo! O negócio é ter calma. Se você ainda não passou dos 3 meses ou vai ficar buchudinha, o pior comentário que você poderá ouvir é:

- Enxoval?? Não...deixa pra esperar os 4 meses...Ainda é cedo né??? - Comentário mais que infeliz; eu ouvi.
Mas acredite, é comum, existem pessoas loucas que dizem isso.
A azia é normalíssima. Não é porque seu bebê é cabeludo ou porque você comeu laranja. Primeiro que seu bebê nem criou cabelo quando a azia começou!!! A azia se deve por causa da diminuição do espaço gástrico. Ou seja, tudo seu lá embaixo está se expandindo, tudo tá ficando apertado por causa do aumento do útero e também da "abertura" do quadril para acomodar melhor o bebê. A natureza não é fantástica??? Pois bem, com tudo isso se espremendo, o estômago vai ficando pequeno cada vez mais, então tudo oque você comer, vai deixá-lo cheio e fará com que o suco gástrico tenha a tendência de voltar; dando a sensação de queimação.

As tonturas e enjoos minhas amigas, são as piores! Graças a Deus não tive, foi um milagre..rsrsrsrsrs Mas minha prima teve e foi parar no hospital por desidratação. Comum também, não se apavorem, o negócio é não se desesperar. Tudo isso tem como causa a loucura total dos hormônios. Estes mandam no nosso organismo, tudo oque sentimos depende deles, eles tem as funções controladora e reguladora do nosso organismo. Choramos demais por causa deles, nos irritamos demais por causa deles, ora triste, ora feliz; por causa deles. Outro fator que influencia nas tonturas e desmaios é a baixa pressão arterial. O sangue não circula com a velocidade necessária para oxigenar os órgãos e ficamos com a sensação de lerdeza e moleza. Mas cuidado! Nem sempre é exatamente pressão baixa! Por isso não saiam engolindo sal a toa! A hipertensão pode enganar também e nos causar a sonolência comum à pressão baixa.

As cólicas são chatas mas muitas grávidas a sentem nos primeiros 3 meses ou até no final da gravidez. Elas podem ter inúmeros motivos, por isso é sempre bom um GO acompanhar. Mas as mais comuns são devido ao crescimento do útero, dando umas fisgadinhas chatas. Podem ser as famosas pequenas contrações de BH, normais devido ao aumento do hormônio Ocitocina, responsável pela contração uterina e importante na amamentação. Também tem a hipótese de ser uma infecção urinária super comum nas grávidas e a candidíase, outra chatice muito comum. Só que as duas devem ser acompanhadas de pertinho pelo GO por que elas fazem com que o organismo libere a Ocitocina, o que faz com que o útero se contraia.

Algumas mulheres quase tem um treco quando veem um pequeno sangramento no 1º trimestre. E realmente é de causar pânico né? Eu tive e quase morro. Só que no meu caso foi um pouco mais complicado, tive o colo do útero aberto pois fiz esforço demaisssss, peguei minha sobrinha no colo demaaaissss e o bichinho não aguentou, coitado. Mas 2 semanas de total repouso e mais um remedinho à base de progesterona (hormônio da gravidez) e voltou tudo ao normal. Esse pequeno sangramento pode ser também a famosa Nidação, onde acontece o grande encontro dos bichinhos lá nas trompinhas, o ovinho desce pro útero e se aloja lá, e as vezes parte do sangue uterino se descola e desce, nos atormentando. Normal.

Muitas grávidas adiquirem infecção urinária e candidíase. A primeira deve-se aos fatores de pouco líquido no organismo e pouca visita ao banheiro rsrsrsrs. Devemos beber uns 3 litros de água por dia, não adianta ser só suco, água é muito importante para filtrar as impurezas nos rins. As idas aos banheiros tem que ser frequentes, não pode prender! Assim, o lixinho fica acumulado na uretra e ocasiona a infecção. A candidíase é um fungo, comum também porque durante a gravidez nossa querida amiga íntima, fica muito úmida e abafada (fala sério) e os fungos amam ambientes assim. Então lavem e enxuguem muito bem suas "amigas fofas" e evitem usar jeans, eles "abafam o caso".

Já começamos a ouvir as perguntas (agulhadas) "Será que você vai ter leite heim?? humm..sei não, seu peito tá pequeno..." e " Vai ser parto normal? Mãe que é mãe sente a dor." Isso me incomoda tanto! Primeiro que peito pequeno NÃO tem nada a ver com a fabricação do leite! E outra, mãe que é mãe, tem filho de qualquer jeito, o amor é o mesmo e não é ela quem decide o parto; o bebê é quem vai "pedir" pra sair do jeito dele. Eu não tive dilatação nem contração, queria o normal por causa da cicatrização que é melhor e também é melhor pro bebê, mas a Clara estourou a bolsa e não encaixou, quis sair da maneira dela e não ia deixá-la sofrer só pra dizer que "tive normal!" Essas pressões me incomodam...

Portanto meninas, o primeiro trimestre sempre será difícil e um pouco turbulento, principalmente para grávidas de primeira viagem, onde tudo é novo e imprevisível. O negócio é manter a calma, relaxar, beber muito líquido para evitar infecção urinária, manter uma higiene íntima perfeita, comer muitas frutas, fibras ( para evitar prisão de ventre), evitar café e refrigerante pois contém cafeína e deixa nosso metabolismo mais acelerado ainda, podendo causar cólicas, durmam muito, pois se tem uma coisa que nesses 3 primeiros meses as grávidas podem e adoram fazer é dormir; oque não acontece nos outros 3 primeiros meses (pós-gravidez) que será tema de amanhã!


Espero que tenham gostado! Como esse texto é meu, não o levem como receita médica e sempre, sempre perguntem e falem tudo o que acontece pro seu GO! Só quis expor algumas coisas que são super normais no primeiro trimestre da gravidez; uma fase tão linda, mas que começa tão cheia de altos e baixos (um outro futuro tema...rsrsrsrs)



Beijos!!!!!!!!!!

14 comentários:

Adriana disse...

ADOREI! tá perfeito...não vejo a hora de ler o post de amanhã!!

bjs

Helga - Mamãe da Manu disse...

Uhn sabe que eu não tive muitas dificuldades no primeiro trimestre..talvez pq eu só contei que estava grávida qdo completei 3 meses, até pra minha mãe, já pra evitar comentarios maldosos..e até o 5º mês não tinha nada, nem enjoou, nem cólicas, nada mesmo..mas depois do 5º mês o bicho pegou, tive infecção urinária, ai o remédio era muito forte e meu estomago não aguentava e vomitava..e não podia tomar outro tinha ser aquele que me fazia mal..dali em diante comecei a ficar muito pesada e as costas não aguentaram e pediram socorro...olha amiga, até o 5º mês eu nem senti que estava grávida mas depois..vixe..foi dificil..Mas a médica mesmo me alertou que os três primeiros meses eram mais complicados, até com o risco de aborto..tive sorte de não sofre, nem azia eu tinha, acho que não sofri no começo pra sofrer em dobro depois heheh azia me dava até calafrio e suava gelado...só acalmava se estivesse tomando agua..aí pra aliviar eu ficava com um copo com canudinho o tempo inteiro na boca...bjs flor...

Dora disse...

passando pra deixar um xeru no zói :)

Pâmella disse...

Nossa, eu tive muitaaaaa cólica nas 6 primeiras semanas... foi tenso... morria de medo de perder o bebe...

BLOG DA NANDA disse...

Amei o texto tá perfeito, não tem o que tirar nem pôr ! Eu estoy]u passando por essa fase e digo a vcs que não é fácil, mais que é gostoso é ...rsrsrsr.

Beijos.

FF e bebê.

Dany morais disse...

kkkk menina eu ai pro hospital em todo sangramento no 1 trimestre kkkkk hoje da vontade de ri!
aff... candida??tive milhares. sera pq ne???
aff...
mais minha graivdez foi mara!!!
graças a deus.
em compensaçao os 3 primeiros meses do joao...ui!
vc sabe o tanto que sofri!
mais agora ta tudo caminhando bem!
graças a deus

Nanda disse...

O primeiro trimestre é horrível mesmo. Mas acho que pior que o enjôo, os medos, as mudanças...são os comentários infelizes...hehe.
Adorei o texto.
Bjs.

Camilinha disse...

Olá é realmente as vezes os primeiros meses se tornam um pesadelo ... comigo foi diferente graças a Deus só senti enjoo uns 2 dias.... Agora preciso ir no medico pq até agora não passei em nenhum.

bjus

Claudia disse...

Tem razão quando fala dos comentários infelizes. A gente luta pra fazer tudo certinho e vem o povo dizer que vc ta comendo muito, ta comendo pouco, dizem que é melhor não contar pra todo mundo ainda...e enquanto isso os nossos hormonios a 1000. Tem que ter mto equilibrio emocional mesmo.

Natallia disse...

Poxa eu gostei muito do asssunto até porque decobri que estava grávida onte (03/08/11), e é minha primeira gravidez. Agora estou mais tranqüila visto que estou com um pouco de cólica. mas não se preocupe já marquei o médico.
Beijos

brenda disse...

muito obrigado pelas dicas, eu estava morrendo de medo das cólicas que estou sentindo.

Danielle Coelho disse...

Maravilhoso esse post!
eu nao estava esperando, maas descobri essa semana q estou gravida....
sinto tudo isso!
minha amiga ate pergunta... mas como pode voce esta taoo gravida...
Faltou vc falar uma coisa: a Insonia q tenho sofrido todos esses dias, agora por exemplo sao 6:50 de uma sabado, na alemanha...
maridao dormindo e eu aki, tentando aprender mais pq nem sobre bbs eu sabia antes.... Fico pensando agora q ning conta ne?! o q vamos passar... agora q estou nessa, fico lendo e me idntificando!! Adorei seu blog, vou seguir!
beijinhos

VanessaFantini disse...

Olha o pior de tudo é ouvir esses comentários de péssimo gosto. Fiquei grávida com 1 mês de casada. E Quando descobri para as pessoas que contei a primeira coisa foi perguntar se eu não conhecia camisinha e pílula. Ora se ter um filhho já estava nos meus planos, só a diantou um pouquinho.

Aline Sena disse...

Adorei , e com certeza consegui tirar algumas das minhas milhares duvidas de mãe a 1° viagem .