segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Mistério da Funchicórea

Ontem a Clara tava soltando muitos punzinhos, aí lembrei da boa e velha funchicórea, que a Clara usou os 3 primeiros meses com suas cólicas.
Liguei para 10 (isso mesmo..) farmácias e nenhuma tinha. Até que na última, atendente falou que a ANVISA mandou retirar das farmácias. Meu ouvido ficou de pé. Perguntei porquê e ela não soube responder. Aí fui pro querido Google, pedi pro meu marido pesquisar. Sempre fui adepta a esse pózinho milagroso, que fazia a Clara dormir e se acalmar. A pediatra indicou, os familiares indicaram, amigas indicaram... E eu indiquei.
Porém, li uma reportagem no jornal "O Globo" que achei e não fiquei muito feliz.
Link: http://oglobo.globo.com/blogs/mae/post.asp?t=o-misterio-da-funchicorea&cod_Post=119492&a=442


Por Elis Monteiro
12/8/2008-

"O mistério da funchicórea
Quem tem ou já teve bebezinho pequeno sabe do que estou falando - alguns médicos receitam, para as cólicas, um pozinho mágico chamado Funchicórea, um remedinho natural que, dizem eles, tem o poder de diminuir as dores. No caso do Gui, ajudou um bocado, não porque tira a dor, mas porque é docinho e, na chupeta, desvia a atenção do pequeno do incômodo na barriguinha. Mas a tal da funchicórea, que nada mais é do que a mistura de funcho com chicórea (e um pouco de sacarina) e ruibarbo, está longe de ser consenso. Pior: alguns médicos acham que ela pode ser perigosa.
Eu já contei aqui que o Gui tem dois médicos - um em Niterói e outro em Bom Jesus, pra que ele não fique descoberto quando estou na casa da mamãe. O primeiro, o doutor Carlos, receitou a Funchi (como eu carinhosamente a chamo). Adotei e realmente era batata - colocava na chupeta e o Gui logo se acalmava, chegava a dormir depois de provar o pozinho.
Mas o doutor Rafael, o médico daqui de BJ, duvida, e muito, do poder da funchi. Pior: acha que pode ser perigosa. Segundo ele, que é um médico de mão cheia, um medicamento (natural, mas mesmo assim medicamento) que está há 20 anos em estudo não pode ser levado a sério. Ontem mesmo ele me perguntou: "por que um remédio tão antigo ainda não foi aprovado e está até hoje em estudos"?
Bem, o Gui quase não tem mais necessidade da funchi porque ele já está com três meses e meio e as cólicas, como mágica, foram embora. Mas sempre carrego o potinho na necessarie dele porque nas crises de choro, na maioria das vezes causadas por sono, a velha amiga sempre dá uma ajuda.
Fui pesquisar e cheguei a ler coisas bem preocupantes: que a funchi poderia vir a queimar as papilas gustativas do bebê e que poderia até mesmo prejudicar a amamentação. E não custa lembrar que ela tem sacarina, que já é proibida em muitos países.
Mas ficarei para sempre com a dúvida: afinal, se a Funchi não foi aprovada pelas autoridades, como é que uma legião de médicos continua receitando-a? Ela é mesmo um placebo ou tem alguma função real? "


Também li no blog o seguinte:( http://gielucca.blogspot.com/2008/03/funchicrea-ser-verdade.html)

"Funchicórea: O pózinho parece ser tão mágico, mas olha só: o açúcar exacerbado de sua fórmula 'queima' as papilas gustativas sensíveis dos bebês e pode prejudicar a amamentação, pois o leite materno não é tão doce assim. A funchicórea contém a sacarina (ainda mais deletéria do que a sacarose, visto que é um produto 100% ARTIFICIAL, sintético) extraído do petróleo e que deixa resíduo amargo ao paladar, chega a ser 550 vezes mais doce que o açúcar! Imagine isso na boca do bebê e depois como ele pode estranhar ao mamar porque o leite materno não é tão doce assim. Além disso, é oferecido na chupeta. Isso pode prejudicar o sucesso da amamentação se for oferecido muito no início (sim, existem controvérsias e muitas de vocês vão até discordar). Outro fator angustiante é que ele NÃO É eliminado do organismo em associação ao ciclamato e existem evidências científicas de serem cancerígenos em ratos. A sacarina está proibida em mais de 70 países, inclusive os EUA. Por quê será? Até as empresas de refrigerantes estão trocando a sacarina pela sucralose, mesmo sendo mais cara. É BOM SABER, NÉ PESSOAL? "


O açúcar realmente tem um poder tranquilizante o que pode ajudar ao organismo a amenizar as dores das cólicas no bebê, por isso as cólicas não tem cura, só mesmo esses tranquilizantes...! Mas faz mal ou bem finalmente??? Ainda vou pesquisar...
Beijocas!

14 comentários:

Dany morais disse...

ah nem ju!
esse pozinho é magico!
e acabei de escrever no meu blog que dou pro JV ate hoje!
dou com chazinho, acho ate que foi vc que me ensiou.
ele toma e se acalma!
a verdade é que se fosse tao mal,os medicos nao iam indicar.
menina, ja vou comprar o estoque todo da farmacia entao kkkk
nao vivo sem esse po magico!´
quando vou para algum lugar publico, e o JV começa a chorar, irritado, eu sapeco no bico e ele fica calminho calminho, como se tivesse tomado maracujina kkk
e quando estou no carro sozinha com ele?
aff... a fuchicoria é minha salvaçao!
ahh nemmm pode pribir isso nao!
hihihi
na mnha opiniao nao faz mal nenhum!
ja o caso que atraplha a amamentaçao...
... eu tenho la minhas duvidas.
bjim

Dany morais disse...

mesmo assim, obrigada pela informaçao flor do meu jardim

Marina* disse...

Oii lindonas...
Passei pra deixar um beijão bem gostoso na clarinha e em voçe!
Deus abençoe!

=]

Adriana disse...

Aqui a funchicória não funcionou nadinha de nada, então eu acho que o efeito é mais pelo gostinho mesmo :)

bjs em vcs!

Helga - Mamãe da Manu disse...

Oi Ju...eu nunca usei esse pózinho aí não...a minha GO até receitou, mas já me avisou que era um medicamento então (posso estar errada) mas preferi não usar sem nem ler essas reportagens ai e agora piorou que não tem jeito nem que eu acorde 10mil vezes a noite não vou dar isso pra Manu...pode ser que não faça mal nenhum mas eu já sou meio paranóica prefiro não arriscar...bjs e Clarinha é linda viu

Sofia,Pedro e Joana disse...

Oi Ju, aqui usamos o Aero-Om, é um frasquinho de gotas cor-de-rosa, ajudou muito nas cólicas da Joana!
Beijinhos,Sofia,Pedro e Joana

Versos de Mãe disse...

Ju!
Nós aqui de casa somos suspeitos para falar pq usamos muito o funchicórea na Bia quando era bebezinha, até os 6 meses mais ou menos.
Foi muito bom, e o pediatra lá de Porto Alegre disse que podia dar sem problemas.
Tenho uma amiga que ainda dá para a filhinha dela de dois anos quando ela está irritadinha.
Aqui tem na farmácia para vender.
Achei estranho dizerem que o produto foi retirado.
E agora, né?
Beijos
Pri

Versos de Mãe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Claudia disse...

seu blog é ótimo, acho q a funchicória não fa tão mal como diem ,se fosse assim as mães não indicariam umas as outras. Eu nunca usei e acho q o efeito é placebo mesmo,o gostinho doce acalma os bebês.

Ana Cláudia disse...

Eu também recebi este texto e fui pesquisar e não daria funchicórea para as crianças. Na verdade não dei, mas foi porque meus filhos não usaram chupeta. Uma sorte, digamos assim, porque recebi muitas indicações para usar. Escrevi um post também sobre isso:
http://futurodopresente.com.br/ana/2010/04/po-magico/

Beijos!

Castellito disse...

Olá...li o seu texto e percebi certa dúvida em relação ao produto. Eu digo que assim como qualquer outro produto medicamentoso, médicos irão prescrever ou não...depende da propaganda que fizerem pra ele. A Anvisa não retirou em momento nenhum a funchicórea do Mercado. O laboratório que produz ou produzia perdeu o registro porque não renovou, uma simples ação que vai ser refletido por um bom tempo pois não é simples ter esse registro ou ficar brincando de esquecimento. Azar do Laboratório e burrice de quem esqueceu

raabe disse...

Boa noite!

Eu me chamo Raabe e meu sogro é um dos donos do laboratório Melpoejo, responsável pela fábricação da Funchicorea.
Antes mesmo de conhecer o meu noivo, eu já conhecia a Funchicorea, pois minha mãe o aplicou em mim e em meus irmãos e nunca tivemos qualquer reação ao medicamento. Inclusive, minha irmã o utiliza em seus filhos hoje em dia.
O que a Anvisa está fazendo é sem cabimento visto que a Funchicórea é legalizada e recomendada por muitos médicos, além do que está disponível no mercado há 80 anos.
Gostaria de pedir a todos que ajudassem entrando no site da Anvisa (disponibilizei o link abaixo) para pedirem que o Melpoejo possa voltar a fábricar este medicamento que ajuda tanta gente! Desde já muito obrigada!

raabe disse...

anvisa.gov.br/institucional/faleconosco/faleconosco.asp

Marta Cristina disse...

Olá bom dia essa noite meu bebe só queria peito e não pegava chupeta de jeito nenhum passei a chupeta dele na funchicorea e pra minha surpresa e ele chorou muito parecia que eu tinha dado caco de vidro e machucou a boca dele de tanto que chorava foi horrível enrolei ele no cobertor e fomos para Santa casa mas no caminho ele durmii e está dormindo até agora 6 da manhã.....