quinta-feira, 16 de abril de 2009

Família à Mesa


Tirei essa reportagem do site da Nestlé
Sempre gostei de comer à mesa com todos juntos. Acho importante, é um momento de união pra mim, os pais e filhos que passam o dia longe, tem a oportunidade de almoçarem e jantarem juntos! Sem falar da melhor disponibilidade de comidas oferecidas! Ainda fico implorando pra comermos à mesa aqui em casa, mas o calor não permite, a getne derrete na sala, então o jeito é comer no friozinho no quarto..rsrsrsrs... Mas quando a Clarinha crescer...hum!

"Família à mesa

A presença dos pais e dos irmãos à mesa é fundamental para ajudar a desenvolver bons hábitos alimentares desde a infância.
Os bons hábitos alimentares são adquiridos ainda na infância, por isso é fundamental que os pais e responsáveis pelos cuidados com as crianças as orientem desde pequeninas a comer de forma saudável. Uma das maneiras de fazer isso, segundo os especialistas, é valorizar as refeições em família. "Além de ajudar na socialização e no relacionamento, a confraternização de pais e filhos ao redor da mesa vai incutindo no pequeno noções adequadas sobre a maneira de se alimentar", explica a nutricionista Priscila Maximino*.

Isso acontece devido à característica infantil de imitar o comportamento dos adultos. Uma família que se reúne e conversa durante o café da manhã, o almoço ou o jantar e opta por um cardápio variado e equilibrado certamente estimula o pequeno a experimentar novos sabores e a descobrir o mundo fantástico dos alimentos. "Já uma criança que come sozinha, sem que ninguém lhe dê atenção, terá mais dificuldades para aceitar experimentar ingredientes nutritivos e deliciosos, mas que ela nunca viu ninguém comer na sua frente", diz a especialista.Priscila afirma ainda que a criança que come sozinha pode acabar desenvolvendo problemas ligados à alimentação. "Algumas começam a se recusar a comer para chamar a atenção dos pais."
A reunião em volta da mesa é um símbolo universal da sociabilização.

Hoje em dia, com todo mundo trabalhando fora e muitas vezes distante de casa, é mais difícil para que as famílias consigam se reunir diariamente para as refeições. Mas se você tem filhos, é aconselhável que reorganize sua agenda para fazer pelo menos uma refeição do dia com eles, além dos finais de semana. Priscila alerta que o hábito de comer junto deve ser cultivado desde bebê, pois depois que ele está maiorzinho é mais difícil convencê-lo a mudar sua rotina."Por exemplo: uma criança acostumada a almoçar assistindo desenhos na tevê vai resistir se depois de um ano fazendo isso os pais quiserem que ela coma sentadinha à mesa com o resto da família", afirma a nutricionista.Desligar a televisão e concentrar-se na comida é importante por vários fatores. Quando alguém come assistindo à tevê ou lendo gibi, sua atenção não está voltada para o alimento. Resultado: a pessoa não mastiga adequadamente e não presta atenção aos sabores e texturas dos ingredientes. E é importante também lembrar que a função da comida não é apenas saciar a fome, mas nutrir o organismo para que ele possa realizar todas suas funções com sucesso e manter-se saudável. E para isso é fundamental que a dieta seja variada.
Uma dica para estimular a reunião familiar em torno da mesa é colocar uma mesa bem bonita e colorida, que chame a atenção dos pequenos e chamá-los para ajudar na confecção dos pratos, que podem ser preparados com ingredientes de cores e texturas diferentes."


*Priscila Maximino, nutricionista responsável da área de Nutrição da Nutrociência Assessoria em Nutrologia, na qual presta atendimento especialmente a crianças e adolescentes. Especialista e mestranda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

5 comentários:

Márcia disse...

Eu sempre comi em frente a tv..adorava e ainda adoro...
mas agora meu marido gosta de todos na mesa, por isso já estou acostumand o Tiago a comer no mesmo horario que nós. coloco ele na cadeira dele perto da mesa (nao muito perto...porque ainda não me atrevo) e vou comendo e dando a dele tambem.
Tambem acredito neste bom habito,s em tv.
beijocas

dora disse...

na minha casa comíamos todos juntos, meu pai não tolerava esse negócio de "não tô com fome agora", depois que casei, meu marido estranhou mt pq ele dizia que eu o obrigava a sentar na mesa,rsrsrs....pq na casa dele era cada um por se, na hora que bem queria, de tanto eu insistir ele acabou cedendo, um tempo atrás passamos uma temporada na casa de um casal de amigos, e lá eles sentam para fazerem todas as refeições e tem todo um ritual, meu marido achou lindo e acostumou, e me disse bem que eu tinha razão em querer sempre sentar a mesa,rs, realmente é muito bonito uma familia reunida a mesa, e quando os filhos crescem que viram adolescente além de bonito se torna importante. beijo bom findi!!!!

Mamy Ine disse...

Estava falando sobre isso esses dias .... adorei a reportagem. Vou referencia-la no blog .
bjocassssssssss

Adriana disse...

Calor?? hummm...aqui já estamos todos encasacados!! rs*
Quando eramos somente meu marido e eu não tínhamos lugar para comer...era na sala, no quarto ou onde a televisão estivesse ligada, heeheh.
Mudamos nossos hábitos com a chegada da Giulia agora é sempre na mesa!
bjs pra vc

Gravida e Gata (by Dani Donda) disse...

AMEI A REPORTAGEM, E ATÉ TE PEÇO LICENÇA PRA POSTAR EM BREVE NO MEU.....

DAREI A TI OS MERECIDOS CREDITOS, OK?

BJUSSSS